Dilma sancionará amanhã a criação da Ufesba e Ufoba

A presidenta Dilma Roussef vai sancionar nessa quarta-feira (6) as leis que criarão as Universidades Federais do Sul da Bahia (UFESBA) e do Oeste da Bahia (UFOBA). O evento conta com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante e lideranças políticas do Estado. Membro da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara, o parlamentar Afonso Florence (PT) relatou ambas as propostas no Legislativo na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), da qual é membro titular.
A Ufoba terá campi nas cidades de Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães. “A implantação da Ufoba permitirá a ampliação do mercado de trabalho nas localidades, e também um aumento significativo da renda média e consequentemente o desenvolvimento social da região”, avalia Florence.
Também na CFT, Afonso articulou para apreciação da Ufesba. A universidade tem como meta atender mais de dez mil estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação. O modelo institucional e acadêmico a ser adotado para a implantação da UFESBA será multicampi. Inicialmente, contará com dois campi, nos municípios de Porto Seguro e Teixeira de Freitas, além da sede no município de Itabuna.
Também no evento, a presidente sanciona a criação das Universidades do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e do Cariri (UFCA).
Fonte: Assessoria de comunicação do deputado federal Afonso Florence

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje