Dilma acelera viagens e ritmo atual supera média de Lula

A pouco mais de seis meses para as eleições, a presidente Dilma Rousseff intensificou o ritmo de viagens neste mês de março, com média de uma cidade visitada a cada dois dias.

Com os compromissos nesta terça-feira (25) em São José dos Campos e Bauru, no interior de São Paulo, onde inaugura obras e entrega unidades do programa Minha Casa Minha Vida, Dilma terá visitado 11 cidades apenas neste mês.

O número, apurado a partir das agendas oficiais da presidente, ainda pode subir, já que há previsão de viagem nesta semana a municípios de Mato Grosso.

Março de 2014 já é o segundo mês com o maior número de viagens de Dilma pelo país desde o início da gestão. A quantidade de compromissos fora de Brasília neste mês fica atrás apenas de agosto de 2011, quando a presidente fez 14 visitas a cidades pelo país, incluindo repetições, e equivale ao número de fevereiro de 2012, também com 11 cidades visitadas.

O ritmo de viagens nacionais de Dilma neste mês supera a média dos deslocamentos no país feitos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos oito anos de seu governo (2003-2010).

A média da presidente em março de 2014 é de uma cidade visitada a cada 2,27 dias – no caso de Lula, que carregou durante seu mandato a assumida fama de caixeiro-viajante, o ritmo foi de uma cidade a cada 3,31 dias.

Em relação ao seu próprio mandato, a média de Dilma no primeiro trimestre deste ano de eleição (faltando ainda seis dias para acabar), já supera a dos anos anteriores. Foi de uma viagem a cada 3,81 dias em 2014, ante uma a cada 5,09 dias desde o início de seu governo.

Fonte: Folha de São Paulo

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje