Deputado federal Paulo Azi consegue R$1,5 milhão para realização de cirurgias eletivas em Alagoinhas

O deputado federal Paulo Azi conseguiu no Ministério da Saúde o repasse de R$1,5 milhão para realização de cirurgias eletivas em Alagoinhas. O recurso já está em conta da prefeitura.

A administração municipal formalizará convênio com a Santa Casa e repassará o recurso à instituição beneficente para que as cirurgias sejam realizadas a partir de agosto.

Segundo Paulo Azi, o ministro Luiz Henrique Mandetta demonstrou sensibilidade e espírito público ao reconhecer a importância da solicitação apresentada, garantindo rapidamente a liberação do recurso. “O trabalho da Santa Casa diminuirá parte da demanda reprimida por conta da falta de atuação do estado e da prefeitura na realização de cirurgias eletivas”, salienta o deputado federal, acrescentando “que pacientes de Alagoinhas são obrigados a buscar atendimento em cidades menores em razão da lacuna existente na saúde pública do município”.

Para ele, o modelo tem plenas condições de atingir os objetivos planejados, diminuindo o sofrimento dos pacientes que aguardam a resolução de seus problemas de saúde. Paulo Azi destaca o empenho do provedor da Santa Casa, Virgínio Pereira, e do professor Fabrício Faro, gestor administrativo e financeiro da instituição. “Vamos continuar trabalhando para melhorar a saúde pública em Alagoinhas”, garante o parlamentar.

Cirurgias

O médico Virgínio Pereira afirma que as cirurgias oftalmológicas (catarata e pterígio) começarão a ser realizadas no mês de agosto. O planejamento da Santa Casa prevê o atendimento a 300 pacientes nestes dois tipos de intervenções no primeiro bloco.

As cirurgias eletivas gerais (hérnia inguinal, hérnia umbilical, histerectomia e plásticas vaginais) serão realizadas no segundo bloco e a previsão é atender entre 500 e 700 pacientes. “Nossa intenção é realizar nos dois blocos cerca 1.000 cirurgias com os recursos conseguidos pelo deputado federal Paulo Azi”, enfatizou o provedor da Santa Casa.

Além da comodidade dos pacientes, que não precisarão se deslocar para outras cidades, Virgínio Pereira registra outro aspecto importante para o município: a movimentação da economia local com a contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de limpeza que estarão direta e indiretamente envolvidos no trabalho.

Vídeo

No vídeo postado abaixo, o deputado federal Paulo Azi agradece o ministro Luiz Henrique Mandetta pela liberação do recurso.

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo