Da admissão à alta: gestantes são recebidas por equipe multiprofissional em visitas de vinculação à Maternidade

Visando à melhoria no acesso, no fluxo e no atendimento às gestantes, a Prefeitura iniciou, esta semana, as visitas de vinculação à Maternidade.

A proposta, segundo a diretoria do hospital, é aproximar as gestantes do local referenciado, assegurando às mães o direito ao conhecimento prévio da unidade onde será realizado o parto, conforme preconiza o Ministério da Saúde e estabelece a Lei Federal nº 11.634/2007.

“É um direito da gestante conhecer a unidade em que ela vai parir. Nosso maior objetivo, além de garantir esse direito, é desmistificar o que acontece aqui dentro. Quando a gente traz para o espaço, mostra para a gestante que temos estrutura para acolhê-la, que temos profissionais competentes, ela não vai vir pra cá com medo. Esse é o primeiro passo. Aqui elas percorrerão o caminho todo, simulando o percurso da admissão à alta. As visitas serão supervisionadas e acompanhadas por profissionais de enfermagem, psicologia e serviço social, que farão o acolhimento com as orientações necessárias”, pontuou Monalisa Oliveira, diretora da Maternidade.

Em Alagoinhas, as visitas de vinculação de gestantes deverão acontecer às segundas e quartas-feiras, continuamente, pela manhã, das 8h às 9h, e pela tarde, das 13h às 14h.

Foto: Roberto Fonseca

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), todas as gestantes do município que fazem pré-natal podem participar e o contato para o agendamento da vinculação à Maternidade é feito diretamente nas unidades de saúde dos bairros.

No total, 823 gestantes foram mapeadas conforme a idade gestacional e poderão participar das visitas.

O grupo que estreou a iniciativa, nesta quarta-feira (20), veio do Jardim Petrolar. As gestantes que chegaram à Maternidade foram recepcionadas pela equipe da saúde com café da manhã e sala climatizada. Juntas e acompanhadas pelos profissionais, as mães passaram pelas alas do hospital, fizeram o trajeto da emergência à sala de parto e tiraram dúvidas sobre o procedimento.

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Divulgação/SESAU

“A gente, mãe de primeira viagem, fica voando, procurando na net. Isso da visita é bom porque a gente vai conhecer a unidade em que passaremos acho que o momento mais importante das nossas vidas. E vamos tirar nossas próprias dúvidas, porque isso mexe muito com o emocional da gente. Adorei, que continue assim”, comentou Emília Carvalho Pereira, que está com 36 semanas e participou da visita.

Foto: Roberto Fonseca

Com 38 semanas após o primeiro dia da última menstruação e na iminência de chegada do primeiro filho, Márcia da Purificação Santos, que participou da vinculação, também avaliou positivamente a proposta. “Eu gostei, porque vai ser esclarecedor. Como sou mãe de primeira viagem, estou achando muito legal. É importante”, ressaltou.

Todas as mães de Alagoinhas que estão em acompanhamento pré-natal podem fazer a visita e a previsão, de acordo com a Maternidade, é de que a iniciativa se estenda, futuramente, também às gestantes dos municípios vizinhos.

Foto: Divulgação/SESAU

A Maternidade informou ainda que a previsão é de que o plano de vinculação da gestante seja contínuo e a Secretaria de Saúde enfatizou que a proposta é estabelecer efetivamente uma rede de cuidados que cumpra com o papel no que se refere ao direito de planejamento reprodutivo, atenção humanizada e atendimento qualificado.

Os acompanhantes também podem participar da visita.

Fonte: SECOM PMA/Foto: Roberto Fonseca

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo