Cursos do IF Baiano serão definidos pela população

Com as obras já iniciadas, um velho sonho da população de Alagoinhas começa a virar realidade. A construção da primeira escola técnica federal da cidade, o IF Baiano, deve terminar dentro de um ano e os cursos serão escolhidos a partir de audiências públicas. Foi o que garantiu Nilton de Santana dos Santos, diretor executivo da instituição, que recebeu o deputado Joseildo Ramos (PT) ontem (15), no gabinete da reitoria.

De acordo com Nilton, a escolha dos cursos que serão ofertados na unidade de Alagoinhas será feita também a partir da realidade do Território de Identidade do Litoral Norte / Agreste Baiano. Membros da sociedade civil organizada de toda região serão convidados para discutir o processo de instalação do projeto pedagógico. O diretor adiantou também que a cidade tem todas as condições de ofertar cursos de nível superior em sua unidade do IF Baiano e fez uma previsão que a partir de 2015 isso já pode se tornar realidade.

Parte integrante do Plano de Expansão da Educação Profissional, as novas unidades de escolas técnicas de Alagoinhas, Serrinha e Euclides da Cunha estiveram ameaçadas e sofreram intervenção política por parte de Joseildo e do então deputado federal Rui Costa (PT), hoje secretário estadual da Casa Civil, para que fossem confirmadas como cidades contempladas pelo plano.

Pólo de Bebidas – Durante a conversa com o diretor executivo, Joseildo destacou a consolidação do pólo de bebidas no município e a importância da participação da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração no processo de definição dos cursos que podem ser ofertados pela instituição. “Vamos garantir a qualificação para que a juventude de Alagoinhas e da região possa disputar as vagas no mercado de trabalho e participar do processo de desenvolvimento da Bahia e do município”, ressaltou o deputado. Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Joseildo Ramos

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje