Jaques Wagner, Lídice da Mata, Paulo Azi e Paulo Cezar juntos para assinatura da CAF

JW 1

“Alagoinhas é uma das cidades que mais crescem no Brasil. Conheço esse projeto de perto e vou junto ao ministro da Fazenda solicitar a assinatura desse empréstimo”. Garantias dada pelo ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, ao prefeito Paulo Cezar,  em Brasília, nessa quarta-feira, 28. Em audiência agendada pela senadora Lídice da Mata (PSB) com o ministro Jaques Wagner, o empréstimo internacional com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) para Alagoinhas está mais próximo de ser assinado.

Aprovado em todas as instâncias, o empréstimo de cerca de R$ 40 milhões, também teve a possibilidade de assinatura reforçada pelo secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintivi. Até o final de novembro, o ministro Joaquim Levi fará a deliberação das operações de crédito já aprovadas. Para o prefeito Paulo Cezar está chegando o momento que a população tanto esperava.

“Serão mais de 150 ruas totalmente requalificadas. Já fizemos 230 com recursos próprios e com a CAF a nossa cidade será um verdadeiro canteiro de obras. Além disso, vamos criar cinco novas avenidas. Voltamos hoje de Brasília com a certeza de que as forças políticas municipais, estaduais e federais sabem da importância desse empréstimo e vão lutar para que ele saia de imediato. Além de nos proporcionar a convicção que até o final do mês de novembro assinamos a papelada e começamos, imediatamente, as obras”, finalizou.

A senadora Lídice da Mata parabenizou o empenho do prefeito e da secretária de Infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN) Sônia Fontes na elaboração do projeto e na busca dos recursos. “Essa é mais uma luta que faço questão de apoiar e correr atrás para que aconteça. Parabéns ao prefeito e sua equipe. Esse é sem dúvida um grande projeto de Requalificação Urbana. A cidade cresce e se desenvolve de forma ordenada. Alagoinhas é referência na Bahia e no Nordeste por ser o único município a estar habilitado para receber esse tipo de financiamento”, pontuou.

JW 2

 

Por falar em planejamento, a secretária Sônia Fontes, que também esteve em Brasília, enfatizou o crescimento econômico aliado às melhorias urbanas que acontecem na cidade. “Estamos vivendo a cidade hoje, mas planejando e elaborando os projetos para o futuro. A cidade cresce economicamente porém, de forma planejada. Os recursos da CAF são de extrema importância para o avanço do nosso Programa de Requalificação Urbana”.

Ao longo do dia foram duas reuniões. A primeira com o ministro da Casa Civil e a segunda no Tesouro nacional. No segundo momento o deputado federal Paulo Azi falou sobre a liberação dos recursos. “Estamos exercendo o nosso papel como deputado federal para poder garantir e tentar agilizar a liberação dos recursos”, disse.

Recursos

Os recursos serão destinados às obras que já foram aprovadas, não havendo condições de que sejam encaixadas novas intervenções. Terá a construção de quatro avenidas estruturantes, mais a ligação entre a Rua Santos Dumont com a 13 de Junho. Também haverá a ligação da Rua Renato Bittencourt à praça da Prefeitura e a construção de uma ponte sob o Rio Catu, além a da ligação entre a Avenida Ayrton Senna e a Paulo Afonso e a Estrada do Caminhoneiro, que é a ligação entre a Avenida Joseph Wagner e o Mangalô. Também haverá intervenções em vários bairros entre eles: Alagoinhas Velha, Alagoinhas IV, Novo Horizonte, Parque Avaí, Cavada e Jambeiro, somando 150 ruas. Estão confirmadas a revitalização das praças J.J. Seabra e Ruy Barbosa e um completo estudo ambiental na Lagoa da Feiticeira.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Fotos: SECOM/PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo