Crise na indústria do petróleo: Lupatech demite 100 funcionários

No rastro da crise da indústria do petróleo, com a queda do preço do barril, agravada no Brasil pela Operação Lava Jato e suas consequências na Petrobras, a Lupatech, sediada em Catu, demitiu ontem 100 funcionários e uma nova lista de demissões poderá sair nos próximos dias.

Há mais de 30 anos a Lupatech presta serviços à Petrobras na área de sondas de perfuração e sua mão de obra possui grande qualificação e experiência no segmento. Os problemas enfrentados pelas empresas historicamente parceiras da Petrobrás têm, ainda, outro vetor: a estatal vem desmobilizando investimentos na Bahia por considerar “maduros” os poços existentes no estado e sem grandes perspectivas de produtividade e rentabilidade.

ISS

A diminuição das atividades da Lupatech e das outras empresas envolvidas diretamente na indústria do petróleo impactará diretamente na arrecadação do Imposto Sobre Serviço (ISS) dos municípios da microrregião de Alagoinhas. Também o comércio sofrerá consequências em razão da diminuição do poder de compra dos trabalhadores.

Cálculos não precisos, mas próximos da realidade, indicam que dos 100 trabalhadores demitidos pela Lupatech cerca de 30% residem em Alagoinhas. Um agravante  complica ainda mais a vida dos desempregados: por ser uma indústria muito específica, com grande nível de especialização, a área de petróleo possui baixa capacidade de reabsorção dos trabalhadores em novos postos.

Sindipetro

O Sindicato dos Petroleiros da Bahia se articula para agendar reunião com o governador Rui Costa visando envolvê-lo na discussão sobre os rumos da indústria petrolífera na Bahia. 

Ontem, em Araçás, o vereador Radiovaldo Costa conversou com Rui sobre a necessidade do governador usar seu peso político e discutir alternativas viáveis para a manutenção dos empregos na Bahia.

“É preciso que o governador participe destas discussões e mantenha diálogo permanente com a nova diretoria da Petrobras”, salientou o vereador, acrescentando “que Rui se mostrou interessado nas questões que envolvem os trabalhadores da indústria de petróleo”.

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo