CRAS do Riacho da Guia festeja São João

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do distrito do Riacho da Guia, festejou nessa quarta-feira, 18, uma das manifestações mais tradicionais do Nordeste: O São João. Assim, como nos outros anos, o CRAS preparou um verdadeiro banquete com as comidas tradicionais da época, arrasta-pé, quadrilha e muito forró. A folia ocorreu nas instalações do Centro e faz parte de mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

O ciclo junino é celebrado nos programas coordenados pela SEMAS. No caso específico dos CRAS, a comemoração tem como proposta a manutenção e o fortalecimento das tradições nordestinas inserindo os grupos de convivência de mulheres, adolescentes e crianças.

A manifestação contou com a animação de um trio de forró, apresentação de quadrilhas, danças com os adolescentes, dança das peneiras, além de diversas brincadeiras, degustação de comidas típicas da época.

CRAS

Os CRAS atuam como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades referenciadas e o gerenciamento dos processos.

Fonte: SECOM Alagoinhas/Foto: Amilton André

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje