CPI da Telefonia: Relator questiona plano de expansão da Claro para áreas rurais na Bahia
Vencedora da licitação para ampliar a cobertura de telefonia nas áreas rurais do estado da Bahia, a operadora Claro foi sabatinada pelos parlamentares da CPI da Telefonia, nesta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa. A operadora revelou seu plano de expansão e foi duramente criticada pelos deputados, que lamentaram a ausência de critérios e informações objetivas sobre as ações da organização. Para os parlamentares, a empresa de telefonia está preterindo a Bahia em relação aos investimentos com respaldo de uma licitação mal feita. As regras da concorrência estabelecem que a vencedora tem até 2017 para cobrir 80% das zonas rurais dos municípios que fazem parte do lote adquirido pela empresa, sem especificar as obrigações com cada estado. Além da Bahia, a concorrência vencida pela Claro autoriza a operadora a explorar outros mercados mais vantajosos como São Paulo.
Relator da CPI, o deputado Joseildo Ramos (PT) criticou o desequilíbrio dos números apresentados pela empresa, que segundo ele servem para “burlar” as obrigações. “É um absurdo a desobrigação das operadoras no processo de universalização, que é o caminho natural, de atender quem mais precisa. O critério vai ser o critério capitalista, onde o lucro se apresentar. Ou seja, o interesse econômico vai falar mais alto”. Segundo dados apresentados pelo diretor regional da empresa, Dax Aniceto, apenas 19 municípios baianos serão beneficiados com expansão do sinal de celular para zonas rurais. A concorrência nacional vencida pela operadora determina que a empresa responsável ofereça cobertura até 30 km de distância da sede dos municípios.
Presidente do colegiado, o deputado Paulo Azi (DEM) questionou a escolha dos municípios. “A maioria dos municípios apresentados sequer possui áreas rurais, como Salvador e outros da região metropolitana. É um absurdo”, disparou. Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Cruz das Almas, Santo Amaro, Santo Estevão, São Sebastião do Passé, Irará, São Gonçalo dos Campos, Nazaré, Presidente Tancredo Neves, Conceição de Feira, Madre de Deus, Conceição do Almeida, Terra Nova, Saubara e Pedrão são os municípios, que, segundo a operadora Claro, vão ser beneficiados até junho deste ano com cobertura do sinal de telefonia nas áreas rurais.
Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Joseildo Ramos