Coronavírus: Governo do Estado suspende visitas nos presídios baianos

O governador da Bahia, Rui Costa, determinou a suspensão das visitas em todas as unidades prisionais do estado por 15 dias. A medida, que mira a prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19), começa a valer a partir da próxima quinta-feira, 19, e pode ser prorrogada de acordo com os novos boletins da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A medida atende a um apelo do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb). Em reunião ocorrida nesta terça, 17, junto com a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap), também ficou definido que todos os servidores e trabalhadores sejam testados diariamente nas unidades prisionais para evitar o contágio.

Segundo portaria da pasta publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta, 18, também estão suspensas as visitas de organizações da sociedade civil, exceto aquelas autorizadas pelo Núcleo de Coordenação e Controle Operacional. A determinação proíbe também a entrada, nas unidades prisionais, de pessoas com sintomas de problemas respiratórios. A Seap ainda terá que preparar uma unidade específica para receber todos os presos contaminados, conforme a portaria.

De acordo com o secretário da pasta, Nestor Duarte, foram adquiridos materiais de prevenção da Covid-19. como máscaras, luvas, álcool em gel e sabonete líquido para proteção dos servidores, que estarão disponíveis em breve.

 

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje