Consultas ao 3º lote de restituição do IRPF começam nesta sexta-feira

A Receita Federal informou que serão abertos na manhã desta sexta-feira, 22, a partir das 9h, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda por Pessoa Física (IRPF) 2020, referente ao ano de 2019. O crédito bancário para 3.985.007 contribuintes será realizado no dia 31 de julho, totalizando o valor de R$ 5,7 bilhões.

Desse total, R$ 2,05 bilhões referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 88.420 contribuintes idosos acima de 80 anos, 646.111 contribuintes entre 60 e 79 anos, 47.170 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 346.793 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

As consultas poderão ser feitas através da página da Receita na Internet, através do telefone 146 ou no aplicativo da Receita, disponível para tablets e smartphones.

Malha Fina

Para os contribuintes que quiserem saber se estão na malha fina, basta acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Será necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada para ter acesso ao extrato.

Caso haja alguma inconsistência encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora.

 

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje