Conselho Municipal de Transporte de Alagoinhas discutirá gratuidade no transporte coletivo – Exclusiva

Hoje, a partir das 9 horas, o Conselho Municipal de Transporte se reúne mais uma vez no auditório da SMTT visando discutir a gratuidade no transporte coletivo de Alagoinhas, que para alguns é um dos fatores responsáveis pelas dificuldades das empresas permissionárias, a definição de uma data-base para o aumento das tarifas e a regulamentação do estacionamento rotativo na cidade.

A discussão sobre a gratuidade interessa diretamente aos proprietários da empresa de ônibus. Eles discordam da lei municipal que assegura às pessoas a partir de 60 anos acesso pela porta da frente dos veículos, sem que seja necessário o pagamento da passagem. No Brasil, a gratuidade é garantida apenas para idosos com 65 anos ou mais.

A gratuidade impacta na receita das empresas e cálculos do patronato indicariam perdas financeiras acima de 30%.

Outro tema que está na pauta de hoje do Conselho Municipal de Transporte, a data-base para o aumento da tarifa, indica que a majoração será anual e atenderá, se aprovada, reivindicações dos empresários de ônibus de Alagoinhas, que desejam atuar com mais garantia e fazer face aos custos operacionais.

A regulamentação do estacionamento rotativo, com objetivo de tentar melhorar o quadro atual enfrentado pelos motoristas, terá impacto direto no bolso dos proprietários de veículos, que a exemplo de outras cidades, pagarão pelas vagas ocupadas no período de duas horas ou por um tempo maior.

Já aconteceram encontros entre representantes da Prefeitura de Alagoinhas e dos setores produtivos da cidade para discussões acerca do estacionamento rotativo. Segundo Anderson Baqueiro, superintendente da SMTT, quando o projeto estiver pronto será realizada audiência pública com objetivo de  aprofundar o debate e corrigir aquilo que for considerado necessário pelos segmentos da sociedade alagoinhense interessados nesta questão. 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo