Conselho das cidades ouve comunidade rural para Plano Diretor

Na tarde desta quarta-feira, 11, membros do Conselho das Cidades ouviram as necessidades e sugestões dos moradores do Distrito de Boa União visando compor o diagnóstico para a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Alagoinhas.  O plano é um instrumento básico e específico da política urbana municipal para a definição do padrão de desenvolvimento da ocupação do território. É por meio dele que é possível realizar intervenções físicas na cidade, estabelecer regras para o uso e ocupação do solo, além de analisar as características físicas e vocações do município junto à sociedade.

Conduzido pela Secretaria de Infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN) a discussão girou em torno de temas como saneamento básico, mobilidade urbana, segurança, lazer, trabalho, saúde, educação e contou com a participação de moradores, autoridades políticas, estudantes, convidados, além dos professores de arquitetura da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Paulo Rocha e Luis Baqueiro ambos consultores do Instituto Técnico de Apoio Municipal (ITAM), responsável pela revisão do Plano Diretor.

De acordo com consultor Luis Baqueiro as oficinas contemplam tanto a sede como as comunidades rurais e devem ser realizadas de forma participativa, através de oficinas e audiências, com a participação de toda a sociedade.  “Os encontros devem ser participativos, como recomenda o estatuto das cidades. O nosso próximo passo será a confecção de um relatório para a apresentação em outros encontros”, finalizou.

Fonte: SECOM Alagoinhas

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo