Conde: Fábrica de coco investe mais de R$ 200 milhões

CONDE 1

Líder nacional na produção de coco e de derivados do fruto, a Bahia vai sediar, pela primeira vez, a Feira Nacional do Coco (Fenacoco), que será realizada desta quarta (6) até sexta-feira (8), no Centro de Convenções, em Salvador. Uma das empresas baianas que são destaque no setor e que vai participar do evento, a Frysk Industrial, localizada no município de Conde, Litoral Norte, recebeu a visita do governador Jaques Wagner na manhã desta segunda-feira (4).

CONDE 2

Para a sua implantação, a fábrica do Grupo Aurantiaca trouxe para o estado um investimento de mais de R$ 200 milhões, que foram empregados em infraestrutura e na importação de tecnologia avançada para a cadeia produtiva. Para o vice-presidente do Grupo, Roberto Lessa, a implantação da indústria foi um ganho para a região. “Sempre nos preocupamos em integrar a nossa produção, e o que fazemos dentro dos muros da fábrica à economia local, com a participação dos pequenos produtores, que vão abastecer cerca de 50% da demanda de cocos da Frysk”. 

Além disso, a estimativa é que até 2017, quando a fábrica irá operar em capacidade plena, sejam criados mil empregos diretos e seis mil indiretos, com utilização da mão-de-obra local. Responsável pela produção e desenvolvimento de diversos derivados do coco, a Frysk tem o objetivo de beneficiar 100% do coco verde e seco, através de processos de aproveitamento do fruto como o envasamento da água e da industrialização das fibras provenientes da casca do fruto.

Fonte: Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia – Fotos: Manu Dias/GOVBA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje