Comissão de Memória visita Memorial do TJBA e anuncia duas exposições

A Comissão Permanente de Memória do Tribunal de Justiça da Bahia realizará duas grandes exposições nos próximos anos em Salvador. A informação é da presidente da comissão, desembargadora Regina Helena Ramos Reis, durante a visita da comissão ao Memorial do Tribunal de Justiça da Bahia, no Fórum Ruy Barbosa, na última quarta-feira (5). “Serão eventos históricos para serem relembrados e partilhados com toda a sociedade baiana”, disse.

A primeira mostra deverá acontecer em 2018 e vai marcar os 130 anos da Abolição dos Escravos no Brasil, com documentos históricos recolhidos dos cartórios em todo o estado. A outra, prevista para 2019, será alusiva aos 410 anos de instalação do Tribunal de Relação da Bahia (atual TJBA) e aos 70 anos do Fórum Ruy Barbosa.

O desembargador Lidivaldo Britto, que integra a comissão e participou da visita, adiantou que alguns documentos históricos que se encontram no memorial deverão ser aproveitados para as duas exposições. “A comissão promoveu essa visita para fazer um levantamento dos objetos expostos e já identificamos alguns que poderão ser utilizados”, disse.

Reformas – Os desembargadores conversaram com servidores da administração do Fórum Ruy Barbosa , responsáveis pelo espaço, e ouviram um relato detalhado sobre o funcionamento do memorial e suas necessidades.

Na avaliação do desembargador Aliomar Silva Britto, outro integrante da comissão de memória que também esteve no local, o acervo é grande, com peças de importância histórica, algumas necessitando de restauração, bem como uma pequena reforma no local onde estão expostas. “Esperamos proceder essa reforma o mais breve possível”, comentou.

Segundo a desembargadora Regina Helena Ramos Reis, cabe rever que peças devam ser mais expostas. “Vamos verificar a situação material de livros históricos, para recuperação, e traçar metas, para que a memória não fique esquecida”.

Fontw e foto: Ascom TJBA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo