Coaf já apontou operações financeiras atípicas de R$ 51,9 bi na Lava Jato

COAF

O presidente do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), Antonio Gustavo Rodrigues, afirmou nesta terça-feira (7) à CPI da Petrobras que o órgão enviou 267 relatórios sobre movimentações financeiras atípicas às investigações da Operação Lava Jato que somam R$ 51,9 bilhões movimentados.

Segundo Rodrigues, foram 8.918 comunicações de operações financeiras atípicas nestes 267 relatórios, com o nome de 27 mil pessoas físicas e jurídicas.

Os números da movimentação financeira, porém, podem incluir operações repetidas, por isso Rodrigues disse que devem ser vistos com essa ressalva. Também não querem dizer que todas as operações foram ilegais.

“Mas sem dúvida é muito dinheiro”, comentou o presidente do Coaf, que afirmou que a Operação Lava Jato teve origem a partir de relatórios do órgão.

Em seu depoimento, Rodrigues ressaltou que o Coaf não investiga nem julga, mas fornece informações aos órgãos de investigação.

Também reclamou da estrutura do Coaf: “No Coaf temos hoje 54 pessoas. O Coaf paraguaio tem 80 pessoas, só para se ter uma ideia, comparando a economia do Paraguai com a nossa”.

Fonte: Folha de São Paulo

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo