Cervejarias instaladas na Bahia reduzem consumo de água

Atentas à escassez de água em várias regiões do país, fábricas de bebidas instaladas na Bahia estão implementando medidas para reduzir o consumo do produto. É que para cada litro da cerveja pronta são necessários quatro litros de água (95% do produto final é composto por água). 

A meta, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), é reduzir esta demanda em 10%. Instalada em Alagoinhas, norte do estado, a Brasil Kirin aposta na recuperação de matas ciliares (das margens dos rios) visando melhorar o ciclo hidrológico dos rios e a diminuição do desperdício. Reajustes previstos para o ano em energia e combustíveis também estão no foco das fábricas de bebidas situadas na Bahia. 

A peruana ISM, fabricante do refrigerante Goob, está transformando toda a frota do sistema de transporte para gás. Veículos alugados também são adaptados para rodar com o combustível mais econômico. “Temos um sistema de medida do custo de consumo de energia, água e combustível que analisa cada item e que permite saber  como cada um pode afetar o custo final do produto”, explica Britt Katerina Añaños, gerente geral da ISM Brasil. Já a Brasil Kirin espera gerar 30% da energia que consome em todo o país em um Parque Eólico em Acaraú (CE). A ISM também vai apostar em uma geração própria a ser adotada na hora do pico de consumo, mas não forneceu detalhes do projeto.

Fonte: Gente e Mercado

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo