Campeão na Bahia, PSD conquista 82 prefeituras; PT perde 53

urna

O Partido Social Democrático (PSD) obteve o melhor resultado entre todas as siglas na Bahia e conquistou 82 prefeituras. A sigla, presidida pelo senador Otto Alencar, conseguiu 13 cidades a mais em relação à eleição de 2012, o que em porcentagem representa uma elevação de 15%, mas, politicamente projeta o partido a um dos mais representativos. Pertence ao PP o segundo melhor resultado, com 56 cidades, quatro a mais que a soma de 2012. Outra sigla que conseguiu elevar o número de municípios sob sua gestão foi o PMDB, que acrescentou mais duas cidades no seu portfólio.

O PT, no entanto, amarga uma derrota histórica com a perda de 53 cidades. A sigla do governador da Bahia conquistou apenas 39 prefeituras, número bem menor do que o projetado pela sua direção estadual, que esperava ganhar em pelo menos 60 cidades, número que já era bem menor do que as 92 gestões conquistadas nas eleições de 2016. E Rui Costa vai ter que se preparar para enfrentar uma oposição fortalecida nos seus próximos dois anos de gestão, pois partidos oposicionistas de direita foram os que mais cresceram em comparação com a última eleição.

O destaque vai para o DEM, que além de ter reconquistado as prefeituras de Salvador e de Feira de Santana, as duas maiores cidades do estado, viu seu quadro de prefeitos eleitos saltar de oito para 34, um crescimento de 277,7%. Com nove prefeituras a mais, o PSDB cresceu 122% e agora tem 19 cidades sob o seu comando na Bahia.

Confira a lista:

prefeitos-eleitos-bahia-partidos-2016

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo