Caminhada do 7 de Setembro: fotos emblemáticas e verdades incômodas (para alguns) – Maurílio Fontes

Muitos opinadores afirmam que as eleições em Alagoinhas são decididas a partir da caminhada do 7 de setembro nas ruas do centro da cidade. Justamente por isso é que as principais coligações se esforçam para ocupar espaços e demonstrar força à multidão que se aglomera para assistir ao desfile de várias instituições de Estado e de representações estudantis.

Não foi diferente no 7 de setembro em que se comemorou, ontem, os 202 anos de independência do Brasil. As ruas do centro estavam lotadas de pessoas de todas as idades.

Algumas fotos da caminhada são emblemáticas e devem ser analisadas sob o ponto de vista político.

A presença na caminhada da Coligação Unidos Por Alagoinhas do advogado Ricardo Marcolin, que foi procurador-geral da Prefeitura de Alagoinhas nas administrações do ex-prefeito Paulo Cezar, e o seu abraço em Gustavo Carmo (ver abaixo), são reveladores do atual momento da campanha.

É bom lembrar que Marcolin saiu do núcleo central da campanha do candidato do União Brasil por ter sido destratado em episódio que ocorreu na casa do ex-prefeito.

A forte presença de filiados, militantes e simpatizantes do PT, e suas tradicionais camisas com a estrela vermelha, é registro que indica a efetiva participação do Partido dos Trabalhadores na campanha de Gustavo Carmo e Luciano Sérgio.

Outro fato notado, que também merece ser citado, foi a participação na caminhada de Gustavo Carmo e Luciano Sérgio de muitas pessoas da classe média alagoinhense, segmento importante em qualquer disputa eleitoral, até então pouco presente na campanha.

Verdades

Verdades incômodas que o jornalismo precisa clarear, trazer à lume e demarcar, independentemente das preferências eleitorais deste articulista: a caminhada de Gustavo Carmo e de Luciano Sérgio foi, segundo várias fontes, no mínimo, três vezes maior do que a de Paulo Cezar e de seus poucos aliados; a presença de ACM Neto em Alagoinhas, no 7 de setembro, não mobilizou simpatizantes de Paulo Cezar para além de sua própria bolha, cada vez mais frágil, algo esperado pela posição do ex-prefeito de Salvador na política estadual/nacional e por seu futuro bastante previsível em 2026 (derrota para o governador Jerônimo Rodrigues na disputa pelo Palácio de Ondina).

ACM Neto vive a resmungar no diário familiar sobre o governo estadual, enquanto o governador viaja pela Bahia anunciando investimentos em todas as regiões, inaugurando obras, a exemplo de escolas de tempo integral, unidades de saúde, sistemas de abastecimento de água, estabelecendo alianças nos municípios com ex-adversários em função do atendimento das demandas locais.

Segundo um interlocutor com quem falei há alguns minutos, ACM Neto nada tem e não terá a oferecer a Alagoinhas agora e nos próximos anos.

O ex-prefeito de Salvador ainda não fez a necessária catarse mesmo após dois anos da derrota.

A campanha de Paulo Cezar, até ontem à noite, não havia disponibilizado imagens da caminhada feitas por drone, o que demonstraria a realidade factual.

Fotos em ângulos fechados, servem, em situações idênticas, para mascarar aquilo que não se quer divulgar para não fragilizar o discurso direcionado ao público, no geral, falso, mas que internamente é admitido.

As verdades sempre serão incômodas (para alguns), mas continuarão a ser verdades, doa a quem doer.

 

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo