Bispo Diocesano emite nota sobre renúncia do Papa Bento XVI
A Igreja em todo mundo foi tomada de surpresa com o anúncio feito pelo Papa Bento XVI, de que renunciará o Ministério Petrino no dia 28 de fevereiro. Em Alagoinhas não foi diferente. A Diocese recebeu a notícia com surpresa e gratidão. Dom Paulo Romeu, bispo diocesano, emitiu nota sobre o acontecimento. Confira na íntegra:
Nota de Dom Paulo Romeu sobre a renúncia do Papa Bento XVI.
Alagoinhas, 11 de fevereiro de 2013
Fomos todos tomados de surpresa nesta manhã de 11 de fevereiro, Festa de Nossa Senhora de Lourdes: o Papa Bento XVI anuncia que no próximo dia 28 deixará o Ministério Petrino.
Muitas foram as especulações. Maiores, ainda, os comentários da mídia. Como compreender? Por quê? O que significa essa decisão para a vida da Igreja?
É claro que essa atitude deixa uma grande lacuna na Igreja, considerando sua consciência e atitudes que transmitiam segurança e compreensão, justiça e objetividade, liderança e misericórdia.
Contudo, todos sabemos que somos passageiros e temos a certeza de que o Espírito Santo suscitará um novo sucessor de Pedro, que com sua graça e a riqueza de seus carismas, saberá conduzir a Igreja de Jesus Cristo com o mesmo espírito de liderança e segurança de Bento XVI.
Considero, no meu parco entendimento, que a atitude do Sumo Pontífice foi um ato corajoso e, mais ainda, uma manifestação de sua humildade.
Agora é nosso dever: primeiro, agradecer e bendizer a Deus pela vida de Bento XVI, pelo seu ministério, permeado de dissabores, mas principalmente de muita fecundidade para a Igreja; segundo: rezar e pedir ao Espírito Santo que nos envie um novo Pontífice, que revele a nós e ao mundo as mesmas atitudes do Bom Pastor, Cristo Jesus.
Convido toda a Diocese de Alagoinhas a nos unirmos em oração para que, aquele que será escolhido, seja bendito e corajoso, bondoso e seguro no cumprimento da missão.
†Paulo Romeu Dantas Bastos
Bispo Diocesano
Fonte: Assessoria de Comunicação da Diocese de Alagoinhas