Bahia: Virtual Educa contribui para o fortalecimento da Educação

A Bahia, anfitriã do XIX Encontro Internacional Anual Virtual Educa 2018, que encerrou nesta sexta-feira (08), depois de uma semana de atividades no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), no bairro do Barbalho, em Salvador, se consolida como mais uma ação estratégica para fortalecer o eixo pedagógico na rede estadual.  Durante o evento, iniciado na segunda-feira (4), cerca de 29 mil visitantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e escritores do Brasil, da América Latina e da África, participaram de fóruns, palestras e oficinas realizadas dentro da temática da Educação no século XXI e sua interface com a inclusão, a diversidade, o meio ambiente, a inovação, a tecnologia e a formação docente.

“Conseguimos realizar um encontro que atingiu seus objetivos de compartilhar, com os participantes, muitas iniciativas e atividades que são desenvolvidas de forma inovadora. E essa edição seguiu o trabalho que o Virtual Educa vem desenvolvendo de levar essas discussões para o mundo. Tivemos mais de 65 oficinas, com a participação de universidades, escolas, professores e pesquisadores, assim como, de grandes parceiros com o CIMATEC [Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia], pertencente ao Sistema S, onde já realizamos diversos projetos, destacou.
Pinheiro também afirmou que a realização do encontro marcou a reinauguração, com a presença do governador Rui Costa, de uma das escolas mais antigas da Bahia, O ICEIA, com 182 anos de fundada, que foi completamente reestruturada e que passa a ofertar um novo perfil de oferta, além de se constituir como o novo Centro de Formação e Eventos da Bahia. “Além deste ótimo momento, temos a felicidade de saber que todo o esforço vai ter um grande legado, já que o ICEIA passa a ser um centro de formação de educação inovadora com a participação de instituições que estiveram presentes no encontro, como é o caso do Google, através do nosso projeto e-Nova Educação. A Bahia pautou este desafio de fazer o Virtual Educa, pela primeira vez, numa escola, e alcançamos o nosso objetivo de contextualizar, cada vez mais a educação no século XXI, onde nossos estudantes foram protagonistas, apresentando mais de 400 projetos de iniciação científica de alta qualidade” destacou.
Fonte: Secretaria de Educação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo