Audiovisuais produzidos por estudantes serão apresentados na Arena Fonte Nova

No mundo em que fazer um vídeo está ao alcance de um celular, os estudantes da rede estadual de ensino mostram que a tecnologia é aliada da criatividade. Por meio do projeto Produções Visuais Estudantis (Prove), 15 audiovisuais produzidos pelos alunos durante o ano letivo de 2016 nas escolas serão apresentados no 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que será realizado de terça a quinta (21 a 23), da semana que vem, com entrada gratuita, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Encontro, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, terá a participação de 4 mil estudantes expositores, que além dos projetos de arte e cultura, a exemplo do PROVE, também virão de várias partes da Bahia, para apresentar os projetos de ciência, esporte, tecnologia, empreendedorismo e inovação.

O PROVE é um projeto de natureza educativa, artística e cultural com a  utilização dos recursos tecnológicos (filmagem com aparelhos celulares, câmeras fotográficas ou filmadoras), que objetiva desenvolver o potencial educativo e artístico dos estudantes, por meio da experiência fílmica, da criação de roteiros e de vídeos para a produção, além da diversificação e socialização de saberes. Concebido a partir de uma perspectiva abrangente, o PROVE envolve toda a rede estadual de ensino da Bahia: os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos – EJA e Educação Profissional e Tecnológica).  No 5º Encontro Estudantil, a mostra do PROVE, com 15 curtas de 5 minutos cada, será realizada no nível 4 da Arena Fonte Nova, na quarta-feira (22), das 17h às 20h.

Para a coordenadora dos projetos de arte e cultura da Secretaria da Educação do Estado, assistir aos curtas dos estudantes pelo PROVE, é a garantia de se vivenciar muitas emoções. “O PROVE é outro projeto que mostra todo o potencial criativo dos nossos estudantes. Esta experiência fílmica fomenta o desenvolvimento educativo e artístico, a criação de roteiros e de vídeos para a produção, diversificação e socialização de saberes. Ao assistir estes vídeos, não tem como não se surpreender e se emocionar”, comenta.

Programação 

O Encontro Estudantil marca a culminância dos projetos, que são promovidos pela Secretaria da Educação do Estado para dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem.  Além do PROVE, o Encontro envolverá ainda os seguintes projetos: Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Artes Visuais Estudantis (AVE), Tempos de Arte Literária (TAL), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Mostra de Dança Estudantil (DANCE), Encontro de Corais (ENCANTE), Festival Estudantil de Teatro (FESTE) e a Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia (FECIBA). O evento também terá os festivais de judô, xadrez, capoeira e Rugbyb, além de basquetebol especial, voleibol, futsal, handebol, basquete e vôlei, dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP).

O Encontro contará, ainda, com a Feira de Tecnologias Sociais da rede Estadual de Educação Profissional e Tecnológica da Bahia: território e intervenção social e com o Espaço Professor/Empreendedor.  A atividade inclui a Tenda Digital, além de Simulador de Voo, competições de Robótica e a Caixa Preta, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura.

Na programação constam, ainda, o segundo Encontro Estadual de Líderes de Classe, Exposição dos 10 anos do programa Todos pela Alfabetização (TOPA), contação de histórias, oficinas indígenas, apresentação de fanfarra e Transmissão do evento, ao vivo, para os estudantes das telesalas de aula do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC). A atividade marcará, ainda, os lançamentos da Plataforma Anísio Teixeira e do Programa ‘Nas Ondas da Rede’ da Rádio Anísio Teixeira, a realização de palestras sobre a vida e obra de Anísio Teixeira, bem como de apresentações sobre o Instituto Anísio Teixeira e centros de formação de profissionais da Educação do país.

 

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo