Audiência Pública discute criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa da Bahia será palco de audiência pública que vai discutir a criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia. O evento será na próxima sexta-feira (09), às 9 horas, e deve reunir lideranças políticas, prefeitos, deputados, estudantes, professores e os reitores das universidades federais da Bahia. A iniciativa é do deputado Joseildo Ramos (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça.

A implantação da UFNB, sigla como é conhecida a proposta da Universidade Federal do Nordeste da Bahia, tem fortalecido o debate sobre a interiorização do ensino superior e levado às ruas milhares de pessoas desde o início das mobilizações. Diversas audiências, reuniões e debates estão ocorrendo nos 74 municípios dos territórios que serão diretamente beneficiados: Bacia do Jacuípe, Sisal, Semiárido Nordeste II e Litoral Norte /Agreste Baiano.

JOSEILDO UFNB 1Para o deputado, a nova universidade vai promover a transformação socioeconômica de toda a região. “É o interesse plural de todos. Ela unifica uma luta que estava sendo encaminhada de maneira isolada, através de movimentos históricos e legítimos como a luta pela criação da universidade federal do semiárido, do Litoral Norte e do Agreste Baiano”, ressalta. Joseildo lembra também o caráter participativo da campanha, que tem percorrido toda a região nordeste do estado.  “Queremos uma universidade com a nossa cara, que reverbere os saberes centenários desta importante região e promova estudos desde a nossa caatinga até os tabuleiros costeiros do Litoral Norte, antes que estas vegetações acabem. A criação da UFNB será uma conquista coletiva”, disse.

Avanços

A interiorização do ensino superior e a criação de novas universidades são alguns dos principais legados dos governos Lula e Dilma. Até 2002 o Brasil contava com 45 universidades federais distribuídas em 148 campi. Entre 2003 e 2010 foram criadas 14 universidades e 126 campi. Outras quatro universidades serão criadas este ano, totalizando 63 universidades federais e 321 campi. Na Bahia foram criadas quatro novas universidades: UFRB, UNIVASF, UFSB e UFOB.

Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Joseildo Ramos – Foto: Divulgação

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo