Atlas Solar da Bahia é lançado no Senai Cimatec

Com o objetivo de apresentar o mapeamento e análise do potencial de geração de energia fotovoltaica em todo o território estadual, o Governo do Estado lançou, nesta sexta-feira (25), o Atlas Solar da Bahia, No Senai Cimatec, em Salvador. A atividade reuniu especialistas, pesquisadores e empresários do setor, além dos secretários Walter Pinheiro (Educação) e Rodrigo Hita (Ciência, Tecnologia e Inovação).
Walter Pinheiro destacou que a Bahia já desponta no cenário nacional na produção de energias renováveis, com destaque para a eólica, e o estado com maior capacidade de geração de energia fotovoltaica do Brasil. “A ideia é que isso possa dialogar, de forma bem direta, com a formação de mão de obra, e é isso que estamos tentando fazer com as escolas. A ideia é a rede estadual ter três centros de Educação Profissional e Tecnológica que vão ofertar cursos, exclusivamente, nesta área de fontes renováveis, em Salvador, Caetité e Camaçari, a partir de 2019”, disse.
O secretário também adiantou que uma escola em cada Território de Identidade deve ser estruturada para gerar e utilizar energias renováveis, principalmente a solar. Pinheiro também citou o aproveitamento da infraestrutura de transmissão de energia para ampliar a banda larga no interior do estado, integrando as áreas de Segurança Pública, Saúde e Educação. “Também tem um trabalho que começamos ainda da época em que era deputado Federal, junto ao Cimatec, de estabelecer aqui na Bahia Centros de monitoração, de acompanhamento, avaliação e manutenção dos nossos parques eólicos. Espero que possamos consolidar isso com o Cimatec 2, que está sendo implantado em Camaçari”, completou o secretário.
Já são 16 parques em operação comercial instalados na Bahia, nos municípios de Tabocas do Brejo Velho, Bom Jesus da Lapa e Itaguaçu. Outras quatro estruturas similares estão sendo construídas em Guanambi e Bom Jesus da Lapa, respectivamente no Sudoeste e Oeste baianos. Essas novas usinas vão implementar a capacidade de produção da energia solar em quase 90 mil kW. Para somar ao aparato, ainda serão erguidas mais cinco usinas, distribuídas em Juazeiro e Casa Nova, que irão adicionar outros 150 mil kW à capacidade de geração da Bahia.
“Energia solar é um assunto muito ligado à inovação e hoje estamos lançando esse Atlas que deve atrair muitos empresas da Bahia para o setor”, lembra o titular da Secti, Rodrigo Hita. A publicação, que foi feita pelas secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Infraestrutura (Seinfra), visa ainda ser instrumento de orientação para empresários e investidores interessados em aplicar recursos no segmento de energia solar, na Bahia. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o estado possui 443.920 quilowatts (kW) de capacidade instalada, o que representa um potencial para fornecer eletricidade para 400 mil residências.
Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo