Aprovação do governo está vinculada ao recall do primeiro mandato do prefeito Paulo Cezar

Os expressivos índices de aprovação do prefeito Paulo Cezar, para quem conhece a política de Alagoinhas e entende de pesquisa, estão muito mais vinculados ao mandato anterior do que ao seu segundo período à frente do Executivo municipal.

recall (lembrança) dos primeiros quatros anos certamente balizaram a avaliação das 508 pessoas pesquisadas pela empresa TECNODADOS.

Não existem no atual mandato obras e ações administrativas que justifiquem a aprovação do prefeito, por isso é fácil depreender que os números estão diretamente acoplados à sua primeira gestão.

Ao somar na totalidade os 17,1% de Regular na  aprovação de Paulo Cezar, por uma opção metodológica, o governo municipal definiu uma curva ainda mais ascendente  para o prefeito.

Normalmente, no item se trabalha como Regular Para Mais e Regular Para Menos, até porque existe certa subjetividade nas respostas dos entrevistados neste campo.

Regular pode ter um dos dois sentidos, dificilmente captável pelo entrevistador.

Ao somar integralmente o item, conferiu-se ao prefeito mais 17,1% em sua avaliação positiva.

Pode, aparentemente, não fazer muita diferença, mas agrega aos índices de aprovação (mais 8,55 pontos porcentuais) um grande contingente da população de Alagoinhas.

Em release publicado no site oficial, a Secretaria Municipal de Comunicação registra 82% de aprovação do prefeito, mas de fato sua aprovação é 75,05%.

O prefeito atingiu o índice de 66,5% de Ótimo e Bom. Com mais 8,55 pontos porcentuais (divisão dos 17,10% do Regular) ele alcançou 75,05% de Ótimo, Bom e Regular.

Há, portanto, uma diferença de 6,95 pontos porcentuais entre os índices captados pela pesquisa e a afirmação do governo no site oficial da Prefeitura de Alagoinhas.

Nada que mude a posição confortável do prefeito, mas a informação precisa ser retificada para que a verdade dos fatos prevaleça.

 

 

 

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje