Anvisa analisa primeiro pedido de registro de vacina feito no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira (1º) que vai começar a análise do primeiro pedido de registro de uma vacina contra Covid-19 no Brasil. A solicitação foi protocolada pela Astrazeneca. As informações são do G1.

A farmacêutica está desenvolvendo uma vacina em parceria com a Universidade de Oxford – os estudos foram interrompidos em setembro, após uma reação adversa em uma voluntária, mas retomados quatro dias depois

Na análise do registro, a Anvisa vai adotar um procedimento autorizado na terça-feira (29), que reduziu a exigência da documentação inicial e simplificou o processo para os imunizantes contra o novo coronavírus.

No atual estágio, os técnicos da agência federal vão avaliar os resultados dos testes pré-clínicos, que não envolveram seres humanos. A ideia é agilizar o registro da vacina, caso haja comprovaçãode de segurança e eficácia, nas demais fases dos estudos.

O governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde e da Fiocruz, assinou um memorando de entendimento com a AstraZeneca que prevê a compra de 30 milhões de doses, com entrega em dezembro deste ano e janeiro de 2021.O acordo prevê a transferência da tecnologia desenvolvida para produção local na Fiocruz.

 

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje