Alunos do Sesi/ Senai na Bahia se mobilizam no combate ao Aedes aegypti

sesi

Hoje foi dia de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti para os 1,6 mil alunos que estudam na Escola Djalma Pessoa, unidade do Serviço Social da Indústria (SESI) localizada no bairro de Piatã. O dia D da Indústria envolveu também estudantes de outras unidades do Sesi em todo estado e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), assim como em todo país.

“É importante mobilizarmos toda a comunidade escolar para que cada um faça sua parte e possa atuar e intervir no combate ao mosquito transmissor do vírus da zika, da dengue e da chikungunya”, ressaltou a vice-diretora do Sesi Piatã,   Analusia Sapucaia.

Entre as atividades, os alunos participaram de um bate-papo sobre o tema pela manhã com professores e partiram para fazer uma vistoria em campo na busca por possíveis focos do mosquito. No turno da tarde, a escola promoveu ainda um intervalo interativo com apresentações culturais. Até mesmo a sirene do intervalo se rendeu ao jingle da campanha.

Para o aluno do 3º ano, Gabriel Pimentel, de 18 anos, a urgência de evitar uma nova epidemia pede a participação de todos. “É uma ação que sai da teoria e inclui a classe estudantil no combate. Mais do que nunca, a gente precisa deter o mosquito e nenhum estado ou instituição pode fazer isso sozinho”, afirmou.

Estudante da mesma escola, a jovem Adriane Moraes, de 17 anos, apoia a iniciativa e pretende levar estas informações para o bairro onde ela mora. “Tem muita gente que ainda não acredita que o mosquito é capaz de fazer isso tudo. A gente não pode perder o controle pois é um risco que afeta a todos nós”.

Ainda como parte das ações do Dia da indústria contra o mosquito, no Senai Dendezeiros, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas  fez uma palestra sobre as formas de prevenção ao Aedes aegypti. Vilas-Boas ressaltou que 90% dos focos dos mosquitos estão nas residências e que estes voam num raio de 300 metros. “Ou seja, se vocês todos os dias dedicarem alguns minutos para a eliminação dos focos dentro de suas casas, dificilmente vocês serão picados”, disse.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) só neste ano, em todo o estado, até o dia 22 de fevereiro, já foram notificados 1.777 casos suspeitos de zika, 1.240 casos suspeitos de chikungunya e 7.700 casos prováveis de dengue.

Os números tornam das ações de prevenção e conscientização da população ainda mais importantes, como ressalta a gerente de Educação Profissional do Senai-BA, Patrícia Evangelista. “O nosso objetivo é sensibilizar e conscientizar os alunos transformando-os em agentes multiplicadores dessa campanha de combate ao mosquito em ambientes como o familiar e em outros grupos sociais”.

A mobilização deve continuar dentro das atividades curriculares. A previsão é que a campanha atinja também as comunidades vizinhas às escolas.

Fonte: Correio 24h

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo