Alba reabre primeiro andar, mas plenário segue interditado após incêndio

Um mês e meio após o incêndio que atingiu o terceiro andar do Palácio Luís Eduardo Magalhães, a direção da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) reabriu o primeiro pavimento do edifício principal com a conclusão das obras de recuperação da área.

Por outro lado, o plenário da Casa, localizado no subsolo 1, permanece interditado, ainda sob as consequências das chamas do dia 28 de julho, o que obriga a transferência das sessões para o auditório jornalista Jorge Calmon, no Anexo Senador Jutahy Magalhães. Enquanto isso, nenhuma pauta foi votada após o retorno do recesso.

Outra área ainda isolada é o terceiro andar, setor do prédio mais comprometido pelo fogo. Segundo Marcio Barreto, chefe de gabinete da presidência, o pavimento passa por uma análise estrutural.

“O teto será todo trocado por um novo com material antichamas de policarbonato. Além disso, os reparos eventualmente necessários na própria estrutura. A cobertura será totalmente trocada por outra que seja perene”, disse o gestor sem determinar prazo para conclusão do serviço.

O segundo subsolo já havia sido liberado no fim do mês de agosto. Por lá funcionam os gabinetes dos deputados, os setores encarregados dos serviços gráficos, protocolo e engenharia. Até a conclusão dos reparos no terceiro pavimento, a Superintendência de Recursos Humanos está provisoriamente alojada na área.

Em nota, a assessoria informou que “na última quinta-feira (6), foi enviado à seguradora o pedido de antecipação dos recursos para que sejam cobertos os gastos já realizados pela Alba e para aquisição de equipamentos com alto valor, a exemplo da cobertura do teto”.

Também em obras, o segundo andar continua sem prazo para liberação, mas a Alba diz que o serviço está em fase avançada. Já o térreo segue parcialmente interditado. De acordo com Marcio Barreto, a equipe vai trocar “toda a rede elétrica, telefônica”, além de substituir “todos os materiais de divisórias inflamáveis por outras”.

 

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo