Alagoinhas: VIII Conferência Municipal de Assistência Social discute consolidação do SUAS

Com o tema: Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de vez, rumo a 2016, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social começou na manhã desta quinta-feira, 23, com a presença de estudantes, secretários, diretores, conselheiros municipais e técnicos de assistência social, representantes da Pestalozzi, Pastoral do Menor, associações de moradores e sociedade civil.

O Grupo Desafio da Pestalozzi de Alagoinhas, após a formação da mesa, fez uma apresentação cultural com o título Baianidade, sob a tutela do professor Eloi. Capoeira, Samba de Roda e coreografias de ritmo baiano abriram os trabalhos da conferência.

O secretário de Assistência Social (SEMAS) Márcio Gomes, espera que a reunião seja um marco na assistência social em Alagoinhas. “São nesses encontros que se criam as oportunidades para buscar ações que beneficiarão nosso município. Esse é o momento, de juntos, transformarmos o discurso em práticas”, disse o secretário.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativo, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social.

Alecia Rocha, assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) palestrou sobre o tema do evento. “O SUAS completa 10 anos e dentro deste período nós montamos um plano de metas que precisa ser reavaliado. O Controle social necessita ser revisto nessa consolidação, assim como a atuação mais ativa dos conselhos”, disse a palestrante. Para ela é fundamental a participação da sociedade na formação desse Sistema. “O SUAS vem romper com antigos modelos de atendimento, porque antes a assistência era vista como atividade filantrópica. Vista como favor. E com o SUAS, a assistência social passa a ser um direito do todo e qualquer cidadão”, finalizou.

O encontro segue na Câmara de Vereadores até esta sexta-feira, 24, quando serão apresentadas as propostas aprovadas nos grupos de trabalhos. Compuseram a mesa de abertura o secretário de Governo (SEGOV), João Rabelo, representando o Prefeito Paulo Cezar, o presidente da câmara de Vereadores, Roberto Torres, o secretário da SEMAS Márcio Gomes, a subsecretária da SEMAS Selma De Jesus, a presidente do CMAS, Alexandra Pestana, o vereador Luciano Sérgio e os diretores de Reparação e Inclusão da SEMAS Ludmila Fiscina e Rogério Alves.

Fonte: SECOM Alagoinhas/Foto: Helane Aragão

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje