Alagoinhas tem que cobrar instalação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia
Articulada pelo deputado estadual Joseildo Ramos (PT), reeleito para seu segundo mandato na Assembleia Legislativa, e encampada pelo governador eleito, Rui Costa (PT), a instalação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB) deve ser cobrada a partir de hoje por todas as forças sociais de Alagoinhas, incluindo aqueles que possuem mandatos, as entidades de classe, estudantes, empresários e imprensa. Aqueles que desejam ver cumpridas as promessas de campanha precisam vincular-se a esta luta.
Como haverá continuidade do governo central e Joseildo é aliado do governador eleito da Bahia não há motivos para esperar que deputados federais e senadores assumam seus mandatos, bem como os deputados estaduais. O trabalho tem que começar imediatamente.
A hora é agora. Alagoinhas não pode prescindir da UFNB e mais ainda: da instalação da futura reitoria em nosso território.
Quatro anos de um novo mandato, apesar de parecerem um grande tempo, é espaço temporal exíguo para a instalação da universidade federal, em razão da complexidade e do emaranhado burocrático brasiliense.
Resta à sociedade cobrar do deputado Joseildo Ramos, do governador eleito Rui Costa e do atual governador da Bahia, Jaques Wagner, que segundo a imprensa nacional, terá assento no núcleo duro do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff.
Devemos cobrar também do prefeito Paulo Cezar, que precisa se posicionar claramente sobre a instalação da UFNB. Os deputados federais eleitos votados em Alagoinhas também têm a obrigação de defender os nossos interesses.
O mesmo raciocínio vale para os deputados estaduais que obtiveram votos na cidade.