Alagoinhas é o único município baiano a participar de evento promovido pela Ouvidoria-Geral da União

O Ouvidor Municipal David Ribeiro foi o único representante de um município baiano, entre todo o estado, a participar do evento realizado no último mês pela Ouvidoria-Geral da União, no Rio de Janeiro.

Intitulado “Ouvidoria 3.0 – Construindo o Futuro”, o objetivo da iniciativa era ampliar as discussões sobre modelos inovadores e dinamizar o relacionamento entre Estado e sociedade. A programação incluiu debates sobre acesso à informação, atendimento, simplificação dos serviços e atendimento humanizado das ouvidorias.

O evento contou com a participação do secretário executivo da CGU, José Marcelo de Carvalho e do ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Júnior. Para David Ribeiro, a participação no encontro anual é uma forma de atualizar constantemente o conhecimento. “Cerca de 400 ouvidorias participaram este ano. É uma oportunidade para trocar experiências e vamos trazer, para o município, o que se tem de mais atualizado e dinâmico em termos de ouvidoria. Precisamos estar sempre nos reinventando”, pontuou.

Segundo David Ribeiro, já existem novos projetos em vista para a Ouvidoria Municipal, que incluem parcerias com escolas municipais para o projeto “aluno ouvidor”, criação de novos vínculos com a comunidade, com a proposta “ouvidor dos bairros”, e a inserção de aplicativos para facilitar o sistema de ouvidorias no município.

“Estamos com novos projetos elucidados. Acompanhei mesas de debate sobre aperfeiçoamento da lei de acesso à informação e o evento reuniu palestrantes de nível internacional para apresentação de trabalhos realizados, então é fundamental para a qualificação”, afirmou David Ribeiro.

De acordo com ele, as ações desenvolvidas no âmbito municipal fizeram com que a Ouvidoria de Alagoinhas conquistasse grau de notoriedade e se tornasse referência entre os municípios baianos, com novas possibilidades que vão favorecer não apenas a gestão, mas o diálogo entre poder público e comunidade. “Alagoinhas foi lembrada, isso que é importante. E vamos continuar. O trabalho não para na Ouvidoria”, finalizou.

 

Fonte: SECOM PMA

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje