Advogado com registro suspenso pelo Tribunal de Ética da OAB/BA contesta matéria do Alagoinhas Hoje sobre administração de Araçás

Suspenso de suas atividades profissionais pelo Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado da Bahia, Giorlando Guimarães Santos, cujo número de inscrição na entidade é 11.575, está proibido de advogar.

O registro da suspensão pode ser encontrado na pagina da OAB/BA (http://www.oab-ba.org.br/oab/tribunal-de-etica/profissionais-suspensos/). A consulta foi efetivada na noite desta segunda-feira, 17 de Fevereiro.

No entanto, hoje de manhã, no Programa Primeira Mão (Rádio Nova AM), ancorado por Haroldo Azi, na condição de assessor da prefeita Maria das Graças Trindade Leal (PT) e de supostamente advogado de defesa, Giorlando contestou matéria publicada pelo Alagoinhas Hoje no último sábado com o vice-prefeito de Araçás, Joselito Soares Barros (PSB), mais conhecido como Lilito, na qual ele critica com veemência a administração municipal.

O advogado (?) disse que as afirmações do vice-prefeito são mentirosas e que existiriam interesses escusos para a publicação da matéria, na tentativa de induzir os ouvintes da emissora quanto a uma suposta postura antiética do site.

Pura manobra diversionista, que não corresponde à realidade dos fatos: o editor do Alagoinhas Hoje entrevistou o vice-prefeito e publicou suas declarações. Apenas isso. Não existem interesses outros que não aqueles baseados no jornalismo.

Que o advogado (?) diga publicamente aquilo que está dizendo nos bastidores sobre as razões objetivas da matéria. Ele está confundindo alhos com bugalhos.

Ele deveria responder, porque o interesse público se impõe, as seguintes perguntas:

1)      Quais os motivos de sua suspensão da OAB?

2)      Qual o tempo de sua suspensão imposta pelo Tribunal de Ética da OAB/BA?

3)      Quando ele poderá voltar a advogar?

4)      Qual a função que ocupa na Prefeitura de Araçás?

5)      Qual a remuneração mensal paga pelo erário?

6)      Mesmo impedido legalmente, ele advoga para o governo municipal?

7)      Quais os interesses escusos do Alagoinhas Hoje?

8)      Quais interesses do vice-prefeito foram contrariados pela prefeita Gracinha?

Com base na Lei Federal de Transparência Pública (LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011), o Alagoinhas Hoje poderá ingressar com solicitação formal para obter estas informações que são relevantes para os leitores do site e contribuintes de Araçás, que querem saber como os recursos públicos são empregados.

A participação do preposto da prefeita no Programa Primeira Mão evidenciou que o governo municipal não convive bem com a democracia e nem aceita críticas. Certamente deseja uma imprensa amestrada.

Além de querer calar a mídia, aparentemente, a administração quer silenciar o vice-prefeito, que foi acusado de criticar apenas por ter interesses contrariados.

De pronto, o editor do Alagoinhas Hoje se coloca à disposição da emissora para discutir as questões relativas à Prefeitura de Araçás.

Com quem quer que seja.

De forma clara e transparente.

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo