Ações marcam o Outubro Rosa em Alagoinhas

Iniciativa do vereador Luciano Sérgio (PT), em Alagoinhas, o Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate do câncer de mama e de colo do útero.

De acordo com  dados mais recentes do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2010, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama. O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce destes tipos de câncer.

Em Alagoinhas o Outubro Rosa será marcado por diversas atividades educativas e preventivas, priorizando: Prevenção e detecção do câncer de mama (exames de mamografia), de ovário e de colo de útero (exame Papanicolau); Orientação ao autoexame das mamas; Prevenção de afecções ginecológicas – DST e outras, com distribuição de preservativos; Realização de palestras (DST/AIDS, gestação na adolescência e outros temas de importantes à saúde da mulher), finalizando com uma Feira da Saúde, através de parceria entre o mandato do Vereador Luciano Sérgio com a Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o vereador, com essa iniciativa, as mulheres de Alagoinhas receberão do Poder Público Municipal orientação e prestação de serviços de saúde condizentes com a manutenção da sua qualidade de vida, minimizando a incidência dessas enfermidades e, consequentemente, reduzindo o número de mortes de mulheres.

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas.

Fonte: Assessoria de Comunicação

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje