Acervo do radialista e jornalista Antônio Pondé foi doado à Câmara Municipal de Alagoinhas


Em um encontro marcado pela emoção, a professora Nancy Vieira Meirelles Pondé, viúva do funcionário do Banco do Brasil, jornalista e radialista Antônio Pondé, doou o acervo do profissional à Câmara MunicipaL, que passará a compor o memorial do legislativo municipal. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (14) no gabinete da presidência.

Antônio Pondé militou na imprensa de Alagoinhas de 1964 a 1971, tendo fundado a revistinha Cometa e o jornal 2001, intitulado “o pequeno grande jornal”.

Os dois veículos circularam no final da década de 60 e no início dos anos 70. Antes, Antônio Pondé trabalhou no mais importante serviço de som de Alagoinhas – ORGANPUBLIC – ao lado de Belmiro Deusdete. Atuou também na Rádio Emissora de Alagoinhas nas funções de disk jockey e locutor esportivo. Em outra atividade, foi professor de inglês.

“Alagoinhas merece, porque é a minha terra de nascimento, amo minha terra, tenho muitas raízes aqui, e a cidade abraçou meu marido como filho dela e ele também amou Alagoinhas. Em 1964, ele veio trabalhar aqui no Banco do Brasil e se encantou pela cidade”, afirmou a professora em tom emocionado.

Segundo ela, Pondé e seus amigos do Banco do Brasil, todos muito jovens, começaram a se envolver com a vida da cidade, querendo fazer algo por Alagoinhas e assim fizeram. “Organizaram festas, Pondé criou revista e jornal, realizaram sorteios de carros na praça Graciliano de Freitas, enfim, a cidade ganhou uma nova vida social e cultural”, salientou Nancy Pondé.

Em 1971, Antônio Pondé foi transferido para uma agência do Banco do Brasil de Salvador e encerrou sua trajetória profissional em Alagoinhas, após uma carreira que deixou marcas positivas na imprensa local. Pondé foi um dos fundadores da Associação de Futebol de Mesa de Alagoinhas (AFMA) e do Alagoinhas Atlético Clube.

O vereador Cleto da Banana, presidente do legislativo, agradeceu o gesto da professora Nancy Pondé e afirmou que acervo integrará o memorial da Câmara Municipal. “É um momento de emoção para todos nós e só temos que agradecer por sua disponibilidade e apoio à preservação de parte importante da memória da imprensa de Alagoinhas”, afirmou, acrescentando “que todo o material recebido terá os devidos cuidados para sua preservação e disponibilização para as atuais e futuras gerações de alagoinhenses”.

Acervo

O acervo de Antônio Pondé entregue à Câmara Municipal é composto por exemplares originais do jornal 2001 e da revistinha Cometa, além de fotografias do profissional e de eventos organizados por ele.
Uma das fotos registra o jogo entre Corinthians e Alagoinhas Atlético Clube na inauguração do estádio Carneirão.

O jornalista Belmiro Deusdete, amigo de Antônio Pondé, foi o articulador da doação do acervo do colega de imprensa e do Banco do Brasil e desde o início contou com a entusiasmo da professora Nancy Pondé. Antônio Pondé nasceu em Nazaré das Farinhas. Morreu em 1998 em Salvador com 56 anos.

Familiares de Antônio Pondé participaram do ato de doação do acervo do jornalista e radialista.

Fonte: Câmara Municipal de Alagoinhas – Assessoria de Comunicação – Fotos: Divulgação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo