Ação da Presidência com corregedorias movimenta 3,2 mil processos em cinco dias em Feira de Santana

jacuipe1

A parceria entre a Presidência do Tribunal de Justiça com a Corregedoria Geral de Justiça e a Corregedoria das Comarcas do Interior continua trazendo benefícios para o interior do estado.

O Ato Conjunto nº 2, publicado em 14 de março de 2016, instituiu Grupo de Trabalho com atribuições de acompanhar, ao lado dos servidores das unidades, “o saneamento, digitalização, indexação e validação dos processos existentes nas comarcas que funcionam sob o sistema SAJ”.

A mais nova comarca beneficiada é Feira de Santana, com a designação de um juiz para realizar o saneamento da 3ª Vara de Família. De 16 a 20 de maio, o juiz Isaias Vinicius de Castro Simões, de Conceição do Jacuípe, a 75 quilômetros de Salvador, coordenou o as atividades.

Com o trabalho dos servidores Vanessa Brito, Fábio Franco e Jefferson Santos, foram analisados 349 processos, com 189 sentenças de extinção e 12 por mérito.

Foi também efetiva a reorganização do cartório com movimentação de 3.224 processos. O acervo foi retirado de caixas e colocado em estantes, com a devida localização no sistema informatizado.

O magistrado Isaias Vinicius de Castro Simões publicou também 227 atos no Diário da Justiça Eletrônico, para conhecimento de advogados e cidadãos que tenham interesse nos processos. Ao final dos trabalhos, mais de 130 caixas de processos físicos findos foram cadastradas para encaminhamento ao arquivo central.

Segundo o juiz Isaias Vinicius de Castro Simões, o trabalho de saneamento foi facilitado pela expressiva colaboração da juíza Anna Ruth Nunes Menezes Bispo, e pela dedicação dos três servidores.

“O cartório estava organizado e não havia maiores problemas no andamento dos processos, pelo trabalho eficiente da juíza titular Anna Ruth Nunes Menezes Bispo e seus servidores”, disse o juiz.

“Mas a excessiva demanda termina por tornar importante e necessário o saneamento, trazendo organização padronizada com as demais unidades judiciárias e proporcionando o arquivamento de processos findos”, completou, ressaltando a colaboração da magistrada e dos servidores no acompanhamento dos trabalhos.

Fonte: Ascom TJBA / Foto: Divulgação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje