Conselho contraria Mantega e decreta o fim da Kombi em 2014

Um dia depois de o ministro Guido Mantega (Fazenda) anunciar que o governo estudava abrir uma exceção para que a Kombi continuasse a ser fabricada mesmo sem a instalação de equipamentos de segurança, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) comunicou que não haverá excepcionalidade para nenhum modelo.

Em reunião extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira, 18, o órgão responsável pela criação da regra que obriga equipar todos os carros novos com airbag e freios ABS a partir do ano que vem ratificou por unanimidade a resolução prevista desde 2009.

“Seria um retrocesso a revogação da resolução, que tem como preocupação elevar o padrão dos carros. A decisão teve como pressuposto a garantia da segurança das pessoas”, disse o ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades).

Antes de tomar a decisão, o conselho, presidido por um representante do Ministério das Cidades, ouviu argumentos da Anfavea em defesa da manutenção da Kombi.

Segundo o conselho, o principal argumento da indústria é que a desativação da linha de produção causaria demissões de cerca de 900 empregados envolvidos diretamente na fabricação.

Contando o resto da cadeia de produção, o total de vagas fechadas chegaria a cerca de 4.000, segundo o setor.

O número de empregados foi considerado exagerado pelos conselheiros dada a quantidade desses veículos licenciados por ano: 22.521 em 2013, ante 26.165 em 2010.

Empregos X vidas

“Solução para manutenção do emprego há diversas; para a vida das pessoas, não se pode prescindir desses equipamentos, que reduzem as vítimas nos acidentes”, afirmou Ribeiro. “A vida das pessoas não tem preço.”

Segundo ele, assim que terminou a reunião do Contran, o Palácio do Planalto foi comunicado da decisão.

Ribeiro disse ainda que o episódio em torno do adiamento da regra não deixa nenhum mal-estar entre ele e o ministro Guido Mantega.

Nesta semana, após reunião com a Anfavea, Mantega havia afirmado que estava em estudo uma exceção para a Kombi e que uma decisão seria anunciada na próxima segunda-feira, após nova reunião entre governo e setor.

Fonte: Folha de São Paulo

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo