Audiência Pública discutirá estratégias em defesa da manutenção da ferrovia

Na próxima terça-feira, dia 20, a partir das 14 h 30,  na Câmara de Vereadores, será realizada uma audiência pública visando discutir estratégias em defesa da manutenção da ferrovia na região de Alagoinhas.

A  Resolução 4.131/13 da Agência Nacional de Transportes Terrestres prevê a desativação de vários trechos ferroviários no Brasil, incluindo a linha férrea que está fincada na cidade desde o século XIX.

Autora do texto do convite, a professora Iraci Gama espera que os prefeitos e presidentes das câmaras de vereadores das cidades vizinhas participem da audiência pública com objetivo de fortalecer o movimento em defesa da manutenção da ferrovia.

Técnicos vinculados à área também foram convidados.

Do ponto de vista institucional, o convite tem como remetente o presidente do legislativo alagoinhense, vereador Jorge Mendes.

Abaixo, o Alagoinhas Hoje publica o texto, que foi enviado ao site pela professora Iraci Gama.

****

Da: Presidência da Câmara de Vereadores de Alagoinhas

Para: Prefeitos e Câmaras de Vereadores

 

Prezado(a) Sr(a)

No princípio do mês de julho, o Diário Oficial da União publicou a Resolução, nº 4.131 que “Autoriza a Concessionária Ferrovia Centro-Atlântica S.A. – FCA a proceder à desativação e devolução de trechos ferroviários”. Dentre esses trechos, estão os que se localizam entre Juazeiro a Alagoinhas, Alagoinhas a Propriá e Alagoinhas a Salvador. Isso significa que toda essa região ficará sem transporte para suas cargas pesadas, como óleo, minério, madeira, o que acarretará grandes prejuízos também pela reutilização da rodovia cujas pistas ficarão sobrecarregadas de carretas a contribuir para destruição dos pisos asfálticos, engarrafamentos e atrasos na viagem, além do aumento de risco de morte.

Por isso, na próxima terça-feira, dia vinte de agosto, estaremos realizando nesta Câmara, a partir das quatorze horas, uma Audiência Pública para discutir esse projeto do Governo Federal. A sua presença é muito importante. Caso já tenha alguma sugestão para esse problema, traga-a e a discutiremos também aqui. Contamos com a sua participação e a sua disposição em integrar a Comissão de Mobilização Permanente para discutir a Resolução 4.131/13, pelo que antecipadamente agradecemos.

 

Respeitosamente,

Jorge Mendes

Presidente da Câmara de Vereadores de Alagoinhas

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo