Entre Rios realiza V Conferência Municipal da Assistência Social

CONFERENCIA ENTRE RIOS 1

Aconteceu nesta quinta-feira (25), no auditório do CECOPAR, a V Conferência Municipal da Assistência Social com o tema: A gestão e o financiamento da efetivação do Sistema Único de Assistência Social.

A Conferência foi coordenada pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Suzana Maria Silva, que agradeceu a participação de todos e apresentou toda a equipe do conselho para os presentes.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

A V Conferência teve por objetivos analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger delegados(as) para a IX Conferência Estadual de Assistência Social.

O prefeito Fernando Madeirol, o vice-prefeito, Elizio Simões, o vereador, Leandro Simões, parte da equipe de governo e  representantes da sociedade civil estiveram presentes.

Em seu discurso, o prefeito afirmou o quanto é importante esse momento visando buscar soluções para os problemas sociais que geram um quadro de vulnerabilidade: “São momentos como esse de suma importância que nos possibilitam discutir e planejar as soluções. Então precisamos estar juntos, governo e sociedade de mãos dadas, para de forma organizada minimizar os problemas do nosso município”, destacou.

CONFERENCIA ENTRE RIOS 2
A secretária de Assistência Social, Maria de Cássia Borges Lins, agradeceu a presença de todos e considerou essa uma oportunidade para levar as ideias e propostas para a Conferência Estadual e depois a Nacional para, posteriormente, tais propostas virarem leis.

Após a leitura e aprovação do regimento da V Conferência, a Assistente Social e palestrante, Alessandra Pestana, fez uma apresentação sobre o tema: A gestão e o financiamento da efetivação do SUAS. Depois do intervalo, foi realizada a leitura dos eixos e formação de grupos, relatório dos eixos e aprovação das propostas e, por fim, a escolha dos delegados para a conferência estadual.

CONFERENCIA ENTRE RIOS 3

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Entre Rios – Fotos: Divulgação

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo