Pestalozzi celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo

alunos-do-pestalozzi-abracam-gordinhas-11

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), é celebrado pelos pais, professores e estudantes autistas do Centro Estadual de Educação Pestalozzi da Bahia. Juntos, eles vestiram as gordinhas do monumento Meninas do Brasil, em Ondina, na cor azul, que representa o autismo, para chamar a atenção da sociedade para a importância da inclusão dos autistas na sociedade.
Para Ilka Simões Santos, avó do estudante autista Guilherme de Oliveira, 10 anos, este é um “caminhar muito longo para a gente chegar, socializar e incluir essas crianças na escola, pois, elas merecem muito amor. Nós da família, assim como toda a sociedade, devemos mostrar para as pessoas que os autistas podem interagir, estudar e brincar com outras crianças”, afirma.

De acordo com o professor Silvio Cabral, a iniciativa visa dar visibilidade à causa. “Devemos afastar o preconceito, promover a inclusão e quebrar barreiras para fazer com que o autismo seja reconhecido com algo tratável e possível de se conviver”, ressalta o educador.

Educação Especial – A rede estadual de ensino trabalha com Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva com Atendimento Educacional Especializado (AEE). O Centro de Atendimento Educacional Especializado Pestalozzi da Bahia é uma das unidades que atendem a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A participação dos pais, mães, responsáveis e cuidadores, no acompanhamento da vida escolar dos filhos é estimulada com diferentes atividades, que envolvem orientações dos profissionais do centro e de convidados especialistas.

Embora existam na rede estadual, 12 Centros de Educação Especial e seis instituições conveniadas, atendendo a 3.037 estudantes com deficiência, todas as escolas podem receber estudantes com deficiência, a partir da solicitação dos pais ou responsáveis. A rede estadual conta 68 Salas de Recursos Multifuncionais, onde os professores possuem material didático para produzir conteúdo, além de recursos multimídia.

Programação – Dando continuidade à comemoração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Centro Estadual de Educação Pestalozzi da Bahia realiza, realiza entre os dias 4 e 15 de abril, uma extensa programação com palestras e oficinas voltadas para os estudantes e família.

Fonte: Ascom Educação-BA/Foto: Claudionor Jr. 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo