Obras da unidade do IF Baiano de Alagoinhas começam no dia 7 de Janeiro

REITOR DO IF BAIANO
Sebastião Edson Moura, Reitor do IF Baiano

Em entrevista exclusiva concedida ao editor do Alagoinhas Hoje, o professor Sebastião Edson Moura, reitor do IF Baiano, afirmou que no dia 7 de Janeiro, segunda-feira, a construção da unidade de Alagoinhas será iniciada pela Lessa Engenharia LTDA, empresa vencedora da licitação. Um engenheiro da instituição acompanhará o começo da obra e a fiscalizará durante todo o período de construção.

O investimento total é de R$ 14 milhões e na primeira fase, cuja conclusão está prevista para meados de Fevereiro de 2014,  serão construídos um bloco de salas de aula, laboratórios, refeitório e guarita. A sede da unidade ficará entre o Parque da Cidade e o Centro Administrativo Municipal (CAM), em Alagoinhas Velha.

Segundo o reitor, a fase seguinte da obra prevê a construção de espaços para abrigar a administração, biblioteca e auditório. A construção de um ginásio de esportes também está dentro do cronograma de obras, mas em uma etapa futura.

A unidade de Alagoinhas, de acordo com o reitor, estará voltada para cursos nas áreas industrial, serviço e comércio, mas ainda não foram definidos quais serão disponibilizados. “A partir de pesquisa de opinião que será realizada em toda a região de Alagoinhas é que vamos definir as demandas e os cursos que funcionarão em nossa unidade”, afirmou.

Ele disse que em função da proximidade com o município de Catu, a unidade do IF Baiano de Alagoinhas não ofertará cursos de agropecuária.

Moura acrescentou que  empresários, educadores, gestores públicos e representantes de variados setores das diversas cidades que compõem o Território de Identidade Agreste de Alagoinhas e Litoral Norte terão oportunidade de opinar sobre quais cursos devem ser implantados. “O objetivo é que a unidade do IF Baiano atenda à região e tenha estudantes de todos os municípios que ficam nas proximidades de Alagoinhas”, salientou o reitor.

O número de professores, funcionários e alunos da unidade de ensino ainda não pode ser especulado. “Estes quantitativos dependerão dos cursos que serão implantados inicialmente na unidade de Alagoinhas”, disse Sebastião Edson Moura.

O professor disse também que o IF Baiano tem como objetivo participar, do ponto de vista educacional, do momento de grande desenvolvimento econômico e industrial de Alagoinhas. “A qualificação da mão de obra é um passo importante para a sustentabilidade futura do progresso do município”, enfatizou.

Estudantes

O Programa Assistência Estudantil, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), disponibiliza recursos para o transporte dos alunos, alimentação e moradia conjunta (a conhecida república de estudantes). “Os alunos do IF Baiano de Alagoinhas, que residirem em outros municípios contarão com recursos para o pagamento de transporte e terão direito a alimentação em nosso refeitório”, afirmou o reitor.

Ele acrescentou que aqueles que optarem em morar no município terão recursos para, em conjunto com outros estudantes, alugarem casas em Alagoinhas. “A vinda de professores, funcionários e alunos certamente vai gerar a circulação de dinheiro na economia local e dinamizar ainda mais o comércio”, previu o reitor do IF Baiano.

A unidade do IF Baiano de Alagoinhas funcionará nos três turnos.

Maurílio Fontes

Editor do Alagoinhas Hoje

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje