Voluntárias levam crianças de baixa renda para conhecerem música sinfônica no TCA

Conhecer outras formas de arte e outros estilos de música, que não fazem parte do seu dia a dia. Esta foi uma oportunidade proporcionada pelas Voluntárias Sociais da Bahia às crianças da Associação de Moradores de Santa Rosa de Lima, do Costa Azul, que assistiram, nesta quinta-feira (8), na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA), uma apresentação para formação de platéia, o ‘Cine Concerto’, da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).

Segundo a assistente social das Voluntárias Sociais, Ana Cláudia Bonifácio, essa parceria com a orquestra existe desde 2007. “Não só trazemos as crianças ao TCA como também levamos as cameratas à comunidade. Já foram beneficiadas mais de quatro mil crianças, que puderam conhecer outras culturas, às quais não teriam acesso por falta de condição”.

Para prender a atenção das crianças, os músicos vestem figurinos de personagens conhecidos do universo infantil. Combinando música e imaginação, o maestro Carlos Prazeres ensinou um pouco sobre os instrumentos da orquestra.

Agendamento

A coordenadora do projeto Cameratas da Osba, Fátima Guimarães, disse que, junto com as crianças levadas pelas Voluntárias Sociais, aproximadamente outras 800 tiveram a oportunidade de acompanhar a apresentação. “Estamos aqui tentando formar público para a música do concerto. Muitas pessoas acham que essa música é para a elite e não é. As instituições que trabalham com essas crianças podem se cadastrar no Núcleo de Formação de Platéia ou ligar para 31174836 e agendar a vinda ao teatro ou a ida da Camerata às comunidades”.

Fonte: Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo