Deputados discutem situação da Petrobras na Bahia com governador Rui Costa

JOSEILDO PETRO

Os deputados estaduais Joseildo Ramos (PT), Rosemberg Pinto (PT) e Zé Neto (PT) se reuniram nesta terça-feira (21) com o governador Rui Costa para defender a manutenção dos investimentos da Petrobras na Bahia.

Representantes do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro) participaram da reunião e relataram a preocupação dos trabalhadores com a possível venda de ativos da companhia no estado. A atividade de petróleo e gás em campos terrestres é responsável por 7,5 mil empregos diretos e 16 mil empregos indiretos na Bahia, além de ter um forte impacto na economia do estado e dos municípios com arrecadação do ICMS e de royalties, respectivamente. 

Deputados e petroleiros querem a intervenção do governador Rui Costa para evitar a perda de mais postos de trabalho e de recursos. Rui confirmou que vai reunir o presidente da empresa, o ministro de Minas e Energia e a ANP para discutir o assunto. Especialista e ex-diretor da companhia na Bahia, Antônio Rivas, apresentou estudos que indicam a possibilidade de existência de petróleo na camada pós-sal entre a Bahia e Sergipe.

 Venda de Ativos

Joseildo afirmou que é contra a medida, em estudo na Petrobras, de passar para a iniciativa privada alguns ativos da empresa, como os campos maduros. “A Petrobras é um patrimônio dos brasileiros e assim deve continuar sendo. A política de desinvestimento deve preservar os ativos e os interesses estratégicos da nação para que a empresa permaneça forte e sob o controle dos brasileiros”, destacou.

O deputado também demonstrou preocupação com as consequências na vida dos municípios da região metropolitana de Salvador e da região de Alagoinhas, com economias que dependem das atividades da Petrobras. “A combinação de um cenário de recessão econômica com a retração de investimentos de uma empresa do porte da Petrobras pode causar uma depressão econômica muito forte em nosso estado”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Joseildo Ramos – Foto: Divulgação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo