Delação de Pessoa pode atingir governo e oposição

A delação premiada de Ricardo Pessoa, dono da UTC, tem potencial para ser explosiva. Resta saber se isso vai se confirmar. Ele é o primeiro dono de empresa a assinar um acordo desse tipo.

A Procuradoria Geral da República vai buscar informações de modo suprapartidário. Ou seja, Pessoa é um grande financiador de campanhas políticas. Sabe de contratos na Petrobras e em outras áreas, como a de energia. Tem potencial para fazer revelações sobre o PT e o PMDB, mas também a respeito da oposição, porque suas empresas prestam serviços no país inteiro.

A oposição tem feito um discurso radical em relação à corrupção, transformando-a na sua principal bandeira. Mas essa ação jacobina, como ensina a História, não costuma dar bons resultados para quem a executa. O exemplo clássico foi a ida de Robespierre para a guilhotina depois de liderar os jacobinos no início da Revolução Francesa. Esse discurso de mar de lama já foi usado no Brasil em 1954 e 1964. Todos conhecem os resultados. Muitos, como Carlos Lacerda, viraram vítimas do próprio discurso radical.

Ricardo Pessoa tinha um papel fundamental no esquema de corrupção. Segundo os investigadores, era o coordenador do clube de empreiteiras, o chamado cartel que obtinha obras na Petrobras. O empresário já teria dito, segundo a Folha de S.Paulo, que deu R$ 7,5 milhões à campanha da presidente Dilma Rousseff em 2014 com medo de retaliação em contratos na Petrobras.

Além dos políticos, Pessoa pode delatar empresas grandes com as quais negociou na posição de coordenador do cartel. É uma delação premiada que tem um peso maior do que as do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.

A delação foi negociada diretamente pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que tem tido uma atuação mais equilibrada do que os procuradores da República que atuam em Curitiba. A delação premiada é um instrumento importante, mas exige que Pessoa apresente prova, por exemplo, de como poderia ser prejudicado na Petrobras. Alguém lhe fez uma ameaça?

Na Operação Lava Jato, Ricardo Pessoa é o corruptor de maior peso que decidiu falar até agora. Resta ver que provas e evidências vai apresentar. Janot tem demonstrado equilíbrio para separar o joio do trigo.

Fonte: Blog do Kennedy

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo