Dirceu abriu filial de sua consultoria no Panamá

O ex-ministro José Dirceu, preso por causa do mensalão, abriu no Panamá filial de sua empresa de consultoria em 2008. Segundo a assessoria dele, a empresa não obteve clientes naquele país e, por isso, nunca funcionou.

Como revelou o jornal “O Estado de S. Paulo”, a filial da JD Assessoria e Consultoria foi registrada no mesmo endereço da Truston International, que controlava o Hotel Saint Peter, em Brasília.

No mês passado, o hotel ofereceu a Dirceu R$ 20 mil mensais para ser gerente do estabelecimento durante o cumprimento de sua pena, em regime semiaberto.

Tanto a Truston quanto a filial da JD têm endereço oficial na Torre MMG, na Cidade do Panamá, no escritório da Morgan & Morgan –grupo que oferece nomes de cidadãos locais para que estrangeiros abram empresas no paraíso fiscal.

De acordo com a assessoria de Dirceu, o irmão do ex-ministro, Luiz Eduardo Oliveira e Silva, responsável pela empresa de consultoria enquanto o petista estiver preso, não informou qual a situação atual da filial no Panamá nem se ela segue aberta.

Disse somente que, em 2008, Dirceu tinha a expectativa de realizar negócios no Panamá, mas, como não conseguiu clientes, desistiu da filial pouco tempo depois.

A Truston International foi aberta três meses depois da filial panamenha da empresa de Dirceu. A legislação do Panamá permite que a Morgan & Morgan administre diversas empresas simultaneamente, inclusive registrando-as no mesmo endereço.

No início deste mês, quando veio a público que a Truston controlava o hotel em que Dirceu trabalharia, o empresário Paulo Masci de Abreu, dono do St.Peter, comprou as ações da empresa e assumiu o controle do hotel. Ele é filiado ao PTN e irmão do ex-deputado José Masci de Abreu, presidente da sigla. Os dois obtiveram da União várias concessões de rádio e TV.

Procurado, o advogado de Dirceu no processo do mensalão, José Luis Oliveira Lima, disse não atuar em temas empresariais do petista.

Fonte: Folha de São Paulo

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje