Detran-PE inclui bicicleta nos exames práticos

Pela primeira vez no Brasil, uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) incluirá em seus exames práticos um protótipo de bicicleta. Pernambuco já instalou, no pátio externo do Detran/PE, uma bicicleta estática com um boneco acoplado para simular a presença do ciclista no trânsito. O objetivo é orientar os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sobre o convívio saudável entre motoristas e ciclistas.

Os futuros condutores deverão praticar para manter a distância de um metro e meio de qualquer ciclista, lei que está determinada no Código de Trânsito Brasileiro (CBT). Caso descumpra a regra, poderá sofrer uma infração média e ter como penalidade multa de R$ 85,13.

Os primeiros testes com a bicicleta acontecerão a partir das 9h desta sexta-feira (17), na sede do Detran/PE. A inauguração contará com a presença do secretário André de Paula e do presidente do órgão, Charles Ribeiro. A coordenadora do Escritório da Bicicleta, Rosaly Almeida, responsável pelo programa Pedala PE, da Secretaria das Cidades (Secid), também estará presente.

A exigência para os exames práticos só começará a valer dia 1º de julho deste ano.

Implantação nas Ciretrans

O mesmo modelo de exame será implantado em todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Pernambuco em breve. A partir do próximo dia 30 abril, os exames de direção veicular do DETRAN-PE, que acontecem no pátio de provas, passarão a contar com 20 bicicletas estáticas durante a avaliação dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação – CNH, sendo 1 no DETRAN-PE, e as outras 19, nas Ciretrans do Estado. 

Segundo Charles Ribeiro, além das regras da legislação de trânsito que são aplicados ao exame de direção veicular, os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação também serão avaliados em relação aos cuidados que deverão ter com o ciclista e o modal representado pela bicicleta estática. Ele informou também que serão sorteadas 10 bicicletas com os Centros de Formação de Condutores (CFCs). 

Curso de instrutores

A ação encerra as atividades do 1º Curso de Instrutores de Auto Escolas, realizado pela Secretaria das Cidades, por meio do DETRAN-PE, com o objetivo de trabalhar o tema “A bicicleta como modal de transporte” em todo Estado. A capacitação foi ministrado na sede do Detran/PE, em Recife, bem como nas Ciretrans de Caruaru e de Petrolina, entre os meses de fevereiro e março. “Ao longo do curso, foram capacitados cerca de 2 mil e 550 instrutores para o conhecimento sobre legislação de trânsito e regras de direção defensiva, sempre com foco no convívio sadio da bicicleta com outros modais de transporte”, explicou a coordenadora do programa Pedala PE, Rosaly Almeida. 

Fonte: Leia Já

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo