Mais de 2 mil pessoas serão beneficiadas com trabalho social no Conjunto Linha Verde

O prefeito Joaquim Neto e o secretário de Assistência Social, Alfredo Menezes, assinaram, nesta terça-feira (27), um convênio com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 500.000,00 para a execução do Plano de Trabalho Social (PTS), que será desenvolvido no Conjunto Linha Verde, empreendimento do Programa Federal Minha Casa Minha Vida, entregue aos beneficiários no início de 2018.

Foto: Sid Siqueira

Elaborado pela SEMAS, após reuniões com a Associação de Moradores, realizadas com o objetivo de levantar demandas e potencialidades da comunidade, o PTS vai beneficiar mais de 2 mil pessoas com ações que promovem cidadania e a inclusão social e produtiva.

O próximo passo será o processo licitatório para contratação da empresa, que terá o período de 12 meses para a execução das atividades. Serão realizados cursos de Eletricista, Atendente de Farmácia, Culinária, Técnicas em MDF, Oficina de Empreendedorismo, Capacitação de Líderes, Planejamento do Orçamento Familiar, Plantão Social, Oficina de Manutenção e Utilização dos Equipamentos e Recursos do Condomínio, além palestras e outras ações de interesse social, como Cinema na Praça e gincana.

“Não basta só entregar as chaves. O grande propósito desse trabalho social é ajudar as pessoas a terem autonomia em todas as áreas e uma moradia digna, através da cidadania, conscientização dos seus direitos e responsabilidades com o local e da construção de uma convivência coletiva saudável”, pontuou o prefeito Joaquim Neto.

Recuperação de recursos

Negligenciado pela gestão anterior, o Plano de Trabalho Social é um componente essencial da política habitacional a ser desenvolvida junto aos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida, desde a etapa da construção do empreendimento, conforme estabelecem as regras do convênio firmado com as instituições financiadoras. Para evitar a perda dos recursos, no início de 2017, a Secretaria de Assistência Social (SEMAS), em caráter de urgência, reformulou os projetos e garantiu a sua execução.

Assim, em fevereiro de 2018, o PTS foi lançado pela Prefeitura no Conjunto Habitacional Urupiara. Contando com um aporte de recursos no valor de R$ 1,5 mi, o Plano trouxe  um conjunto de ações de natureza socioeducativa, adequadas à realidade socioeconômica e cultural dos cerca de 4.500 moradores do conjunto. De acordo com a SEMAS, o terceiro residencial a receber o PTS será o Brisas do Catu.  A execução do projeto no empreendimento terá inicio ainda este ano e beneficiará cerca de 2.500 pessoas.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo