Mutirão “Todos Contra à Dengue” recolhe materiais do Jardim Pedro Braga, Avenida Leste e Teresópolis

Em Alagoinhas, o combate aos focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya avançou mais um passo neste domingo (29), com a realização da segunda etapa do 4º mutirão “Todos contra à Dengue”. Após passar pelo Barreiro e Nova Brasília, as ações integradas entre as secretarias, associações de bairro, agentes de endemias e membros da Comissão de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue se concentraram no Jardim Pedro Braga, Avenida Leste e Teresópolis, onde, com a utilização de retroescavadeiras e caçambas, foi retirada das residências e terrenos baldios, uma quantidade significativa de materiais que poderiam servir de criadouros para o mosquito.

Foto: Fabrício Oliveira

Foto: Fabrício Oliveira

O roteiro do mutirão contemplou as ruas Santo Antônio, Procópio da Silva, Manoel da Silva, Avenida João Paolilo, Sátiro Dias, Deputado Jackson Vilas Boas, Manoel Vitorino, Travessa Conselheiro Junqueira, Rua Tiradentes, Travessa Tiradentes, Rua Alex Alencar, Avenida Leste, Quintino Bocaiúva e Praça Rio Branco. As equipes já haviam estado em campo no sábado (28), para a limpeza da margem da Linha da Avenida Leste e entrega de sacos de lixos em todas as residências das vias que seriam visitadas.

Foto: Fabrício Oliveira

Com medo da Dengue, a moradora Tatiana de Jesus, de 33 anos, que tem quatro filhos, disse que está vigilante contra qualquer possível criadouro do mosquito na casa da família, no Santo Antônio. “ Desde que a gente foi avisado, comecei a juntar tudo que não servia mais, era muita coisa que tinha em casa e que só agora pude dar destino. A gente não podia jogar na rua, mas sabia que podia atrair doenças pra gente e pra nossos filhos”, disse a dona de casa.

Foto: Fabrício Oliveira

 

Mutirão de Combate à Dengue

Uma iniciativa dos moradores da comunidade de Nova Brasília, que logo teve a adesão das outras associações de bairro, em 2019, o mutirão contra à Dengue ganhou uma nova dimensão com o apoio total da prefeitura, por meio das secretarias de Saúde, de Infraestrutura, Serviços Públicos e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), conforme explicam a presidente da Associação de Moradores de Nova Brasília, Lucimeire Araújo e o seu vice, José Carlos de Jesus, mais conhecido como “Neném Capenga”.  “ Temos hoje o apoio total da prefeitura, como nunca tivemos antes,  principalmente da Secretaria de Saúde, que colocou todo seu aparato à disposição, e essa ação agora está sendo realizada 100% , o que a gente agradece muito”.

Foto: Fabrício Oliveira

“É uma questão de Saúde pública. O nosso trabalho envolve ações integradas e interdisciplinares para a redução dos índices de infestação do mosquito na cidade e a mobilização realizada pelas associações é fundamental para alcançarmos os resultados que esperamos”, explica a secretária de Saúde, Rosânia Rabelo.

Confira o calendário das ações previstas:
10/11 – Brisa do Catu – Urupiara – Parque São Francisco
24/11 – Mãe Cirila – Urbis III

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo