Missão do Banco de Desenvolvimento da América Latina avalia positivamente obras em Alagoinhas

A Prefeitura de Alagoinhas recebeu, nesta semana, a missão técnica do Banco de Desenvolvimento da América Latina, entidade responsável pelo empréstimo de 11,5 milhões de dólares para viabilizar obras de pavimentação, requalificação urbana e drenagem. A visita, que ocorreu entre segunda (08) e esta terça-feira (09), teve como objetivos a conferência de documentação, do planejamento e das obras concluídas e em andamento. Ao todo, 67 ruas foram asfaltadas em diferentes localidades por meio do programa. Os recursos também contemplaram a requalificação da Praça Rui Barbosa, já concluída e da Praça JJ Seabra, cujas obras estão em ritmo acelerado.

Foto: Roberto Fonseca

A comitiva formada por engenheiros e executivos foi recebida pelo prefeito Joaquim Neto e pelas secretária de Infraestrutura (SECIN), Virgínia Rios, assessora administrativa do Unidade de Gerenciamento do Programa, Kátia Almeida e integrantes da equipe técnica das secretarias.O executivo do setor público do banco, Diego Vettori, destacou o avanço das obras desde a última visita e a boa relação da instituição financeira com a Prefeitura de Alagoinhas. “As obras estão avançando muito bem, já estão com 60% executadas, e um dos objetivos da nossa vinda, é conhecer o planejamento da prefeitura para a execução dos 40% restantes. E como a nossa relação com a gestão é muito boa, os dois últimos pacotes referentes a pavimentação e à macrodrenagem da Lagoa da Cavada foram encaminhados dentro dos prazos, e todas as obrigações contratuais estão sendo cumpridas, isso a habilita para solicitar novos empréstimos e estamos abertos a propostas”, afirmou Vettori.

Além do credenciamento para solicitar novo crédito, a excelente relação com a prefeitura, aliada à qualidade da execução dos projetos, também motivaram o banco a realizar uma doação de 200 mil dólares para financiar estudos de viabilidade da recuperação da área Lagoa Fonte dos Padres, localizada no bairro Alagoinhas Velha, e posterior construção de um parque linear no local. “Com o cronograma das metas físicas em dia, a execução do Programa de Requalificação está sendo um sucesso no nosso município,  e entendendo a importância desta área histórica para a cidade, o banco contribuiu para a execução de projetos de engenharia, que já estão em fase de contratação, para garantir o saneamento da Lagoa e a criação de mais um espaço de lazer e convivência para a população”, disse o prefeito Joaquim Neto.

Foto: Roberto Fonseca

A missão visitou as obras em andamento na Praça J.J Seabra, Lagoa da Cavada, Avenida Santos Dumont, Avenida Rio Branco e nas ruas Manaus e Aracaju. Também estiveram em outros locais onde as intervenções já foram concluídas, como as ruas Padre João Maria, Djalma de Morais, Pastor Manoel Goes, Ruas I e II do Parque Havaí, 08 de Dezembro, Estrada dos Caminhoneiros, Rua São Roque, Nova Aparecida e travessas e todas as alamedas da Rua Alagoinhas IV.

Fonte: SECOM PMA/Foto: Roberto Fonseca

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo