Vila de Santo Antônio: no 2º dia de festa, atrações animam os festejos juninos com o arrasta pé tradicional em Alagoinhas

Com Chiquinho e a banda Forró Pesado, Birão do Acordeon e Forró de um par, a Vila de Santo Antônio da Lagoinha movimentou o centro da cidade, na noite da última quarta-feira (19), e convidou visitantes e moradores para o arrasta pé tradicional.

Foto: Kekeu/SECOM

A programação, que valoriza os artistas da terra, esquenta o clima para o São João de Alagoinhas, que espera receber, este ano, cerca de 50 mil pessoas a cada dia, contando com as atrações que sobem ao palco na Avenida Joseph Wagner nos dias 22 e 23 de junho.

Foto: Kekeu/SECOM

Foto: Kekeu/SECOM

Até lá, o forró pé de serra continua no Mercado do Artesão, com uma programação que resgata as influências do xote, do xaxado e do baião nos ritmos da cultura popular nordestina.

“Uma secretaria de cultura, esporte e turismo precisa dar destaque aos elementos que são locais e regionais”, salientou professora Iraci Gama, vice-prefeita e secretária da pasta de cultura, responsável pela realização dos festejos juninos no município. Para o prefeito Joaquim Neto, que também marcou presença na Vila, a programação valoriza os artistas da terra e convida a população para rememorar as antigas alvoradas das festas tradicionais.

Foto: Kekeu/SECOM

Além da zabumba, da sanfona e do forró tradicional, quem chega à Vila de Santo Antônio da Lagoinha, este ano, encontra também mingau, pipoca, amendoim e licor, nos moldes típicos dos festejos juninos de São João. A entrada é gratuita e a programação começa a partir das 18h.

Foto: Kekeu/SECOM

“Não somos elementos unos, somos elementos múltiplos; são muitos os fatores que interferem na formação da nossa história. Como poder público responsável por essas histórias e por essas memórias, a SECET tem a reponsabilidade, a obrigação, de trabalhar com esses elementos preservativos da história, da memória e da cultura”, enfatizou Iraci Gama, que lembrou também que a festa desta sexta-feira (21), no Mercado do Artesão, traz as quadrilhas juninas para apresentações tradicionais.

No palco, a partir das 18h, Forró da Caffé, Cláudio Forró, Tonho Pé de Serra e Mangaba comandam o agito. A dança, por lá, começa com Menina Flor e, às 21h, a quadrilha Beija Flor promete se juntar à festança.

A realização é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), com apoio do Conselho Municipal de Cultura e do Fundo de Cultura.

Confira a ordem de apresentações para esta sexta-feira (21):

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo