Aprendizado e construção coletiva: Prefeitura inicia Semana Pedagógica 2019

Com a proposta de dialogar com os diferentes espaços de ensino e de promover a construção de um ambiente democrático de debate, aprendizado e construção coletiva na rede municipal, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta segunda-feira (4), a abertura da Semana Pedagógica 2019.

A solenidade, realizada no hotel Àster, reuniu professores, coordenadores pedagógicos, diretores, auxiliares de classe e profissionais do setor para planejar ações, discutir propostas, debater conteúdos, esboçar direcionamentos, pensar estratégias e promover diálogos que contribuam para potencializar o desenvolvimento dos alunos.

Este ano, a temática escolhida, “Cirandando pelo currículo: saberes e práticas humanizadoras”, chama a atenção da comunidade escolar para a busca por um ensino de excelência, que contemple as necessidades dos estudantes, estimule os educadores e conecte a rede de profissionais do município.

A intenção, segundo o subsecretário da pasta, Jean Afonso, é justamente socializar, na preparação para o ano letivo 2019, percepções, experiências, práticas e aprendizados de diferentes áreas do conhecimento.

“A Semana Pedagógica é um espaço de afetividade. Iniciamos o ano letivo considerando o diálogo sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular, dinâmicas sociais, políticas culturais e pedagógicas da rede municipal de ensino de Alagoinhas. O que a temática deste ano propõe, aos educadores, é a construção de um currículo democrático que cirande pelos territórios escolares, com profissionais da área visitando e revisitando os seus saberes e práticas através do compartilhamento”, afirmou.

Para o prefeito Joaquim Neto, além de um espaço de encontro, é também uma oportunidade de pensar coletivamente aspectos norteadores que garantam uma educação de qualidade no âmbito municipal, trazendo resultados efetivos em sala de aula no que tange às metas previstas para a Educação nos Anos Iniciais e no Ensino Fundamental.

“A Educação é uma das prioridades da nossa gestão e temos conquistado muitos avanços, mas sabemos que, para atingir as metas de IDEB, precisamos nos unir para fazer ainda mais. Esta semana, estaremos, eu e Tácio, secretário de educação, em Sobral, no Ceará, que alcançou a 1ª posição no IDEB nos Anos Iniciais. Vamos buscar, a partir da experiência deles, o que pode ser aplicado à realidade das nossas escolas, aqui em Alagoinhas. Então a Semana Pedagógica traz esse senso de coletividade para que possamos unir esforços e pensar na Educação enquanto ferramenta de transformação social”, destacou o gestor.

Para a diretora pedagógica Keite Lima, a acolhida aos profissionais do setor, com séries de palestras, discussões sobre currículo, inclusão, debates sobre hipótese da escrita, ministrados por professores de referência, contribuem para que o início do ano letivo venha nutrido de motivação, entusiasmo pela prática e reflexões.

No total, cerca de 600 educadores devem participar da Semana Pedagógica, que se encerra no dia 8 de fevereiro, após discussões nas unidades escolares sobre projetos político-pedagógicos.

Estiveram presentes na abertura do evento a vice-prefeita e secretária de Cultura, Iraci Gama, que discorreu sobre a importância de fortalecer os espaços de aprendizado em Alagoinhas, Eliete Alves de Jesus, do Conselho Municipal de Educação, Tony Clay Marques, do Conselho Tutelar e Renata Fortaleza, comandante da Guarda Municipal. Representando a Câmara, também compareceu à Semana Pedagógica o vereador Luciano Almeida.

Confira a programação completa através do link: https://www.alagoinhas.ba.gov.br/index.php/semana-pedagogica-comeca-na-segunda-feira-4/.

Fonte: SECOM PMA/Foto: Roberto Fonseca

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo